Assegurar uma «transição segura» entre o hospital e a comunidade
O Hospital Vila Franca de Xira vai organizar, em conjunto com o ACES Estuário do Tejo e a Escola Superior de Enfermagem de Lisboa (ESEL), o I Congresso Internacional de "Gestão de Transição Segura Hospital-Comunidade".
Considera a Comissão Organizadora que "os desafios emergentes em saúde e a resposta às necessidades dos cidadãos implica uma articulação efetiva entre prática clínica, formação dos profissionais e evidência científica".
Nesse sentido, é ainda referido na apresentação e enquadramento do evento que "a oportunidade de trabalho conjunto entre os académicos e os profissionais de saúde é um imperativo ético para garantir a segurança dos cuidados, permitindo que ao cliente sejam prestados o que de melhor a investigação produziu".
"Da maternidade para casa" é o tema da primeira mesa redonda do Congresso. A preparação para a parentalidade e os benefícios da preparação para o nascimento são alguns dos aspetos a desenvolver.
Outro dos temas em foco no primeiro dia será "A pessoa com doença mental", onde estarão em debate questões como a necessidade de assegurar a capacitação de cuidador e doente, bem como a adesão do doente.
"Trabalho em equipa como garantia da transição segura", "Boas práticas na gestão da transição" e "Da urgência para a comunidade: novos desafios!" são algumas das outras sessões.
Para mais informações:
Secretariado.academiacuf@jmellosaude.pt
Academiacuf - José de Mello Saúde
Av. do Forte, nº3 – Edifício Suécia III, Piso 2 – 2790-073 Carnaxide
Tel.: 351 210 025 100 – ext 25517