Assistentes Operacionais organizam debate sobre «Medicina Social e prestação de cuidados»
Está agendado para dia 2 de abril o XVI Congresso dos Assistentes Operacionais/Técnico Auxiliar de Saúde. Adalberto Campos Fernandes, ministro da Saúde, António Tavares, provedor da Santa Casa da Misericórdia do Porto, e Amélia Ferreira, diretora da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto, são alguns dos convidados de honra do Congresso.
O evento, cuja última edição se realizou em 2013, é promovido pela Associação de Trabalhadores dos Serviços Gerais da Saúde (ATSGS) e conta com a participação de assistentes operacionais de várias unidades e centros hospitalares do país, mas igualmente de especialistas de outras áreas, nomeadamente, Psicologia, Enfermagem, Cirurgia e Medicina Social.
"A prestação de cuidados ao utente" é o tema da primeira sessão do congresso. Sob a moderação de Varejão Pinto, diretor clínico do Hospital da Prelada, mais de uma dúzia de oradores irão intervir sobre aspetos relacionados com os cuidados aos utentes no âmbito da Cirurgia, Saúde Mental, Medicina Física e de Reabilitação e Geriatria.
Numa outra mesa redonda, intitulada "Humanização dos Cuidados", participa Álvaro Ferreira da Silva, coordenador do Serviço de Saúde/Departamento de Medicina Social da Santa Casa da Misericórdia do Porto e um dos elementos da Comissão Científica do evento. A sua intervenção incidirá em questões relacionadas com a ética.
Da parte da tarde, e entre outras sessões, o presidente da ATSGS e também membro da Comissão Científica, participa numa mesa redonda sobre "Gestão de conflitos", juntamente com isabel Silva, assistente operacional do Centro Hospitalar de Trás-os-Montes e Alto Douro.
Contacto: botelhosousa@hotmail.com