Associação de Apoio aos Doentes Depressivos e Bipolares comemora 25º aniversário
Ao longo dos dias 5 e 6 de junho a Associação de Apoio aos Doentes Depressivos e Bipolares (ADEB) vai celebrar, na Fundação Calouste Gulbenkian, em Lisboa, o seu 25º aniversário.
No primeiro dia, entre as 10h00 e as 13h00, realiza-se a sessão solene, sob a moderação de José Manuel Jara, médico psiquiatra e Jocelina Basílio, presidente do Conselho Fiscal da ADEB. Este evento tem início com uma intervenção do presidente da Direção da ADEB, Delfim Augusto d’Oliveira, seguida de uma homenagem aos membros fundadores e entrega de medalhas aos primeiros membros dos corpos Gerentes no triénio de 1993 a 1996 (da então denominada ADMD). Renata Frazão, psicóloga clínica da ADEB irá ainda apresentar um conjunto de dados da Associação relativos ao período 2010-2014.
As "comunicações e saudações" que se seguem contam com a participação de vários responsáveis de entidades convidadas:
- Álvaro de Carvalho, psiquiatra e diretor do Programa Nacional de Saúde Mental
- José Madeira Serôdio, presidente do INR - Instituto Nacional para a Reabilitação
- João Afonso, vereador do Pelouro dos Direitos Sociais da Câmara Municipal de Lisboa
- Davide Amado, presidente da Junta de Freguesia de Alcântara
- Maria João Vargas Moniz, presidente da FNERDM
- António Leuschner, presidente do Conselho Nacional de Saúde Mental
Da parte da tarde realiza-se um colóquio alusivo a temas sobre Saúde Mental, onde serão abordados temas como "Reabilitação Psicossocial de Pessoas com Doença Mental Grave", "Estigma e discriminação: novas abordagens de combate", "Comorbilidade entre a doença física e a doença mental", "Importância da comunicação social na divulgação da Saúde Mental".
No 2º dia de comemoração dos 25 anos de existência da ADEB terá lugar um espetáculo de solidariedade, no auditório 2 da Fundação Calouste Gulbenkian, apresentado por Carlos Alberto Moniz e Ana Berrincha.
Contactos:
ADEB
Telefones: 21 854 07 40/8 ou 96 898 21 50
Fax: 21 854 07 49
Email: adeb@adeb.pt