KRKA

Associação Nacional de História da Enfermagem (ANHE) assinala hoje o seu 3º aniversário

"Enfermagem em Portugal nos anos 60 do séc. XX" é o lema do evento que assinala o 3º aniversário da Associação Nacional de História da Enfermagem (ANHE). A iniciativa realiza-se da parte da tarde, a partir das 16h, no Anfiteatro do Polo Gulbenkian da Escola Superior de Enfermagem de Lisboa (ESELisboa).

A reunião visa promover uma reflexão e um melhor conhecimento sobre a enfermagem portuguesa na década de 1960, no Instituto Português de Oncologia, através da exibição do filme "Domingo à Tarde", baseado na obra de Fernando Namora.

Após o visionamento do filme realiza-se, às 17h30, a mesa redonda ‘Enfermagem no Instituto Português de Oncologia na década de 1960’, sob a moderação de Viriato Mascarenhas. Os comentários ao filme ficam a cargo do ator Ruy de Carvalho (a confirmar) e haverá um testemunho da enfermeira Bénard Guedes, diplomada pela ETE e enfermeira no IPO na década de 1960, e da professora Margarida Namora, diplomada ETE e filha do autor do livro.

O evento conta com o apoio da Escola Superior de Enfermagem de Lisboa, Unidade de Investigação & Desenvolvimento em Enfermagem e Associação Portuguesa de Enfermeiros.

Sinopse:
Jorge, um médico racional e solitário, está condenado pela sua especialidade a lidar diariamente com a morte. Até que um dia conhece Clarisse, uma jovem a quem deteta uma leucemia avançada e por quem se apaixona. O casal vive um romance assombrado pelo fim inevitavelmente próximo e, apesar dos esforços de Jorge para combater a doença com novas descobertas, Clarisse acaba por morrer, colocando à prova as suas crenças e as suas pesquisas científicas.

Contactos:
Associação Nacional de História da Enfermagem
Tel:  21 791 34 00
Fax:   21 795 47 29
Email: anhe.geral@gmail.com

Imprimir


Próximos eventos

Ver Agenda