KRKA

Associação Portuguesa para o Estudo da Dor entrega, hoje à tarde, três bolsas de apoio à formação na área da dor

A Associação Portuguesa para o Estudo da Dor vai entregar, hoje à tarde, pelas 18 horas, na Aula Magna da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto, três bolsas de apoio à formação na área da dor. A iniciativa realiza-se no âmbito das comemorações do Dia Nacional da Luta Contra a Dor, que é hoje assinalado.

Belinda Oliveira, Marta Osório de Matos e Ana Pereira são as laureadas destas bolsas patrocinadas e inteiramente suportadas financeiramente por esta sociedade científica, no valor de dois mil euros, cada.

Na vertente da ciência básica, a bolsa será entregue a Ana Pereira, bióloga e aluna de doutoramento no Instituto de Ciências da Vida e da Saúde da Escola de Ciências da Vida, da Universidade do Minho, que fará um estágio no Instituto de Biomedicina da Universidade de Helsínquia. Este estágio permitirá a realização de estudos de eletrofisiologia no córtex infralímbico, de forma a avaliar o papel de um recetor de glutamato no processamento da dor inflamatória a nível cortical.

Na vertente clínica será laureada Belinda Oliveira, anestesiologista no Serviço de Anestesiologia do Hospital de Braga, que estagiará no St. George´s Hospital, na Grã-Bretanha. Com este estágio irá aprender as técnicas e procedimentos de controlo da dor como a neuromodulação periférica, neuroestimulação, radiofrequência e ecografia em medicina da dor.

Ainda na vertente clínica será entregue uma bolsa a Marta Osório de Matos, psicóloga e aluna de doutoramento no Instituto Universitário de Lisboa, que estagiará no Health Psychology Department of Experimental-Clinical and Health Psychology, da Universidade de Ghent, na Bélgica. O estágio possibilitará a aprendizagem de metodologias de investigação na área das dinâmicas interpessoais da dor crónica.

O Júri foi constituído por João Silva Duarte (diretor do serviço de anestesiologia do Hospital de Setúbal), Fani Neto (Professora do departamento de biologia experimental da FMUP e IBMC), Miguel Casimiro (neurocirurgião do Hospital Egas Moniz), Maria Moura (diretora da Unidade de Psicologia do Instituto Português de Oncologia de Lisboa) e Ana Leonor Alves Ribeiro (professora coordenadora da Escola Superior de Enfermagem do Porto). Para mais informações consulte: www.aped-dor.org

Imprimir


Próximos eventos

Ver Agenda