Autovigilância na diabetes: Já é possível medir a glicemia sem picadas
Evitar as picadas de rotina das pessoas com diabetes é um dos objetivos do novo medidor de glicose da Abbott. Para José Luís Medina, presidente da Sociedade Portuguesa de Diabetologia (SPD), o novo dispositivo “vai facilitar a autovigilância, facilitando o papel dos profissionais de saúde, que vão poder ajustar melhor as doses de insulina”.
José Luís Medina referiu, na apresentação do novo aparelho, que decorreu na Escola da Diabetes da APDP, em Lisboa, que se trata de “um dispositivo revolucionário que, ao evitar as picadas, vai incentivar as pessoas com diabetes a medir os níveis de glicose mais vezes, contribuindo para a diminuição de hipoglicemias e de complicações precoces da doença”.
O novo dispositivo, denominado Freestyle Libre, consiste num sistema flash de monitorização de glicose, uma nova tecnologia no controlo metabólico das pessoas com diabetes, sobretudo insulinotratadas. Através de um sensor, do tamanho de uma moeda de 2 euros, faz-se a medição na parte posterior do braço.
Com uma duração de 14 dias, este medidor tem a capacidade de calcular os níveis de glicose intersticial, precisando apenas de 1 segundo para apresentar o valor naquele momento, mas também das últimas 8 horas, fazendo uma projeção do que pode acontecer nas horas seguintes.
Quem também marcou presença na Escola da Diabetes foi Francisco Carrilho, presidente da Sociedade Portuguesa de Endocrinologia, Diabetes e Metabolismo, que fez questão de realçar as vantagens económicas deste novo dispositivo. “Além de promover a qualidade de vida, vai melhorar a autovigilância, o que significa também menos custos para a Saúde, ao diminuir as consultas e os internamentos decorrentes de uma insuficiente monitorização dos níveis de glicose.”