Acompanhamento dos doentes com VIH nos Cuidados de Saúde Primários: partilha de experiências

“Infeção pelo VIH - A importância do diagnóstico precoce (dos cuidados de saúde primários aos centros de referência)” foi o tema da 1.ª Reunião de Sócios de 2016 da Associação Portuguesa para o Estudo Clínico da SIDA (APECS), que se realizou no passado fim de semana, em Aveiro.



Célia Oliveira, membro da Direção da APECS e responsável pelo Serviço de Infeciologia do Centro Hospitalar do Baixo Vouga (CHBV), disse à Just News que um dos objetivos do encontro foi “tentar a aproximação aos cuidados de saúde primários (CSP), de forma a estabelecer uma ligação mais estreita com estes profissionais, em prol dos doentes”.

Na sua opinião, a ligação entre os CSP e secundários “funciona relativamente bem”, pelo menos no que respeita ao CHBV. Contudo, considera importante ouvir a experiência dos colegas, a fim de perceber as dificuldades que sentem, no que respeita a esta temática, "sempre com o intuito de melhorar”.



Quanto ao tão essencial diagnóstico precoce e aos principais desafios que os médicos em geral enfrentam nesta matéria, Célia Oliveira referiu que “a questão passa por olhar para a infeção VIH de outra forma”.

“É preciso desfazer algum do estigma que ainda existe no que respeita aos considerados grupos de risco e pensar que esta é uma infeção que, de facto, atinge faixas etárias distintas e ambos os sexos”, observou. E acrescentou: “O diagnóstico precoce é uma forma de obviarmos o arrastar de situações que levam os doentes a estádios pré-terminais, sendo muito difícil, por vezes, reverter o quadro.”



Em declarações à Just News, Manuel Lebre, presidente do Conselho Clínico do ACES do Baixo Vouga, salientou ser muito importante os profissionais dos CSP poderem expor as suas dificuldades no acompanhamento destes casos.

“A nossa estrutura de proximidade com os doentes, com a sua família e a comunidade em geral afeta-nos um pouco e dificulta a nossa atuação em relação a esta temática”, mencionou o médico de família, acrescentando sentir-se a necessidade de se criarem condições para que os profissionais de saúde possam atender estes doentes em particular, com a discrição que se exige.

À semelhança de Célia Oliveira, também Manuel Lebre referiu considerar que a ligação entre os diferentes níveis de cuidados, no distrito de Aveiro, "funciona bem”.



Durante a sessão de abertura da reunião, o presidente da APECS, Joaquim Oliveira, sublinhou o interesse da temática abordada e agradeceu a presença dos profissionais dos CSP. Também deixou claro que, “atualmente, temos armas terapêuticas extremamente eficazes, podemos tratar os doentes com elevadas taxas de sucesso, contudo, precisamos de os identificar”.

A reunião contou com algumas apresentações. Foi o caso de Diana Seixas, infeciologista do Centro Hospitalar de Lisboa Central/Hospital Curry Cabral, que desenvolveu o tema “A importância do diagnóstico precoce”. Já Bruno Moreno, especialista em Medicina Geral e Familiar da Unidade de Cuidados de Saúde Personalizados Oliveira do Bairro, e Manuela Ferreira, enfermeira de Saúde Pública da Unidade de Saúde Pública do ACES Baixo Vouga, pronunciaram-se acerca da temática “Cuidados primários – barreiras e dificuldades sentidas”.

Francisco Allen Gomes, psiquiatra e sexólogo, dissertou sobre “Vamos falar sobre sexo com os nossos doentes: que abordagem?”, enquanto Tiago Teixeira, infeciologista do Centro Hospitalar Vila Nova de Gaia/Espinho (CHVNG/E), e Catarina Resende, diretora do Gabinete de Comunicação do Centro Hospitalar do Baixo Vouga, desenvolveram o tema “Como promover o rastreio na população”.

A moderação esteve a cargo de Margarida Mota, internista do CHVNG/E, e Dulce Seabra, delegada de Saúde Pública em Aveiro. Na 1.ª Reunião de Sócios da APECS deste ano foram ainda apresentados alguns casos clínicos.



Direção da APECS (2016/2017): Carmela Piñeiro (vogal), Joaquim Oliveira (presidente), Teresa Branco (secretária) e Célia Oliveira (vice-presidente). Ausente na foto: Luís Trindade (tesoureiro).

Podem ser consultadas mais fotos da reunião aqui.





Imprimir


Próximos eventos

Ver Agenda