KRKA

Beja recebe 5.ª Escola de Verão de Medicina Interna

Arranca, no dia 11 de setembro, a 5.ª edição do Projeto Escola de Verão de Medicina Interna (EVERMI), organizada pela Sociedade Portuguesa de Medicina Interna (SPMI). A iniciativa, que se prolonga até 13 de setembro, terá lugar no Hotel Rural Vila Galé Clube de Campo – Albernôa, distrito de Beja.

Em declarações à Just News, António Martins Baptista, diretor da EVERMI 2014, conta que a Escola de Verão é um conceito que cresceu da Escola Europeia de Medicina Interna (ESIM), em que esteve diretamente envolvido. “Fui diretor da ESIM em Portugal e codiretor da mesma em Inglaterra e achámos que o conceito era bom demais para não o aplicarmos aos nossos internos em Portugal”, revela.

Além da transmissão de conhecimentos em diversas áreas da Medicina Interna, a Escola tem como objetivo “criar espírito de grupo entre os internos, associado a um forte orgulho de pertencer à especialidade”.

Esta edição será subordinada ao tema “A extensão do olhar”, que surge, de acordo com António Martins Baptista, no sentido de projetar a especialidade do passado para o futuro. “Não podemos perder de vista que a especialidade Medicina Interna tem um passado dignificante, que assenta nas mais profundas raízes da Medicina, que vêm desde a Grécia clássica. Por outro lado, também não podemos deixar de pensar que, se queremos liderar o processo de modernização dos hospitais, temos de estar permanentemente up-to-date sobre qual é o caminho que os hospitais vão seguir para o futuro.”

Nessa lógica, Barros Veloso, médico internista que se dedicou às mais diversas atividades ao longo da vida, desde a música Jazz, a escrever livros sobre azulejos, irá efetuar uma conferência na qual irá contar como esta diversificação de interesses, melhorou a sua atividade enquanto médico. “Isto assenta na lógica da velha frase de Abel Salazar, que dizia que ‘um médico que só sabe Medicina nem Medicina sabe”, afirma.

O EVERMI terminará com a conferência “O meu doente do futuro vai ser biónico?”, na qual um engenheiro irá explicar um dos caminhos prováveis da Medicina do Futuro.

Segundo António Martins Baptista, a EVERMI foi sendo adaptada ao longo dos anos, de acordo com as opiniões dos próprios alunos, estando próxima de atingir a perfeição. “Quando fazemos o inquérito no final da Escola as opiniões já são muito positivas e solicitam poucas alterações”, refere.

Questionado sobre as expetativas para a 5.ª EVERMI, o diretor da Escola menciona que “a Comissão Organizadora entrega-se muito e, quando os organizadores se entregam muito, quem participa recebe muito e fica satisfeito. É isso que tem acontecido até agora e é isso que se espera desta edição também.” E acrescenta: “De ano para ano, o número de inscritos tem vindo a aumentar, sendo que, neste momento já estamos claramente a ultrapassar o limite de inscrições e o grau de satisfação das pessoas tem sido enorme.”

No total, a EVERMI conta com 46 participantes, (6 internos espanhóis selecionados pela Sociedade Espanhola de Medicina Interna) e 40 internos de Medicina Interna a realizarem o Internato Médico em Portugal, sendo que três deles receberam uma bolsa da SPMI, uma sorteada entre os participantes da Tarde do Jovem Internista no Congresso Nacional de Medicina Interna e duas para os autores dos trabalhos premiados no Encontro Nacional de Internos de Medicina Interna.

Organização da EVERMI 2014

Diretor da Escola:
António Martins Baptista
Codiretor da Escola: João Sequeira

Comissão Organizadora:
Carla Araújo, José Mariz, Maria João Lobão, Nuno Bernardino Vieira, Raquel Cavaco, Susana Marques e Zélia Lopes

Secretariado da SPMI 
Adelina Claudino e Cristina Azevedo
Rua da Tobis Portuguesa, n.º 8 – 2.º Sala 9
1750-292 Lisboa
Tel: 217 520 570 / 217 520 578 
secretariado@spmi.pt

Imprimir


Próximos eventos

Ver Agenda