Cardiologia do CHUC dá apoio na abertura do 1.º centro de ecografia intracardíaca da Bélgica
Uma equipa da Unidade de Intervenção Cardiovascular do Serviço de Cardiologia B (Hospital Geral), do Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra (HG-CHUC), viajou este mês até Aalst, na Bélgica, para prestar apoio técnico na abertura de mais um centro de ecografia intracardíaca na Europa.
Há alguns meses atrás, a mesma equipa, liderada por Marco Costa e acompanhado por Luís Paiva, abriu o primeiro centro em Paris, dando agora apoio à abertura do primeiro centro na Bélgica.
Durante este dia de trabalho na Bélgica foram realizados cinco procedimentos, "todos com sucesso"
A ecografia intracardíaca tem sido uma modalidade importante de apoio em procedimentos de intervenção estrutural, como sejam o encerramento do apêndice auricular esquerdo e o encerramento de defeitos septais cardíacos.
De acordo com Lino Gonçalves, diretor do Serviço de Cardiologia do Hospital Geral de Coimbra, "a abertura deste Centro na Bélgica a uma tecnologia que nós utilizamos por rotina nalguns procedimentos de intervenção cardiovascular, vem provar a elevada diferenciação do nosso Centro".
Lino Gonçalves e Marco Costa
O médico faz questão de recordar que, recentemente, o Centro foi reconhecido pelo Ministério da Saúde "ao atribuir-nos o estatuto de Centro de Referência Nacional nesta área", adiantando:
"Em breve a nossa capacidade tecnológica será reforçada com a abertura de uma nova sala híbrida onde poderemos fazer mais procedimentos complexos e diferenciados oferecendo sempre o maior conforto e segurança aos nossos doentes".
Estas ações integram-se na estratégia de internacionalização do Serviço estabelecidas por Lino Gonçalves, que conta ainda com a enfermeira Salomé Coelho (do mesmo Serviço), como co-presidente do grupo de enfermagem da Associação Europeia de Cardiologia de Intervenção, tendo sido co-autora do Core Currículo de Enfermagem de Cardiologia de Intervenção Europeia, publicado recentemente no prestigiado jornal Eurointervention.