KRKA

BIAL comemora 95 anos e quer manter «trajetória de desenvolvimento e de crescimento»

É sob o lema "O futuro sempre esteve na nossa história" que a maior farmacêutica portuguesa se encontra a celebrar 95 anos de existência. Fundada por Álvaro Portela, no Porto, em 1924, a empresa é hoje dirigida pelos seus descendentes, tendo o foco na Investigação & Desenvolvimento (I&D) e contando com "dois medicamentos inovadores comercializados a nível mundial".

Para Luís Portela, chairman da BIAL, não há qualquer dúvida de que os 95 anos da companhia são "uma data de grande significado" e explica o motivo:

"São poucas as empresas que alcançam 95 anos de vida e, sobretudo, de vida saudável. Saúdo a memória do meu avô, Álvaro Portela, que começou com 14 anos a trabalhar numa farmácia do Porto e mostrou grande talento, capacidade de trabalho e dedicação a um projeto que foi o seu, BIAL”.

Luís Portela relembra também “todos os que ao longo destes anos deram o melhor de si a BIAL", sublinhando que "a empresa foi e é feita pelas pessoas".

E acrescenta: "São elas que estão na base do que temos sido capazes de construir: uma companhia internacional de inovação. Acredito que esta equipa, com os bons produtos que temos e com os bons projetos que estamos a desenvolver, vai continuar esta trajetória de desenvolvimento e de crescimento.”


Luís Portela

A BIAL tem centrado a sua atividade na I&D de novos medicamentos, nomeadamente nas neurociências, e é até hoje a única farmacêutica portuguesa com produtos de investigação própria.

O medicamento para o tratamento da epilepsia foi o primeiro a ser lançado, em 2009. Hoje está disponível em diversos países europeus e nos EUA, que representam o primeiro mercado em vendas de farmácia para BIAL. O segundo medicamento BIAL, para a Doença de Parkinson, foi aprovado pela autoridade regulamentar europeia em 2016 e está comercializado no Reino Unido, Alemanha, Espanha, Itália e Portugal, perspetivando-se, entre 2020 e 2021, a sua introdução noutros países europeus e nos EUA, China e Japão.

Com mais de 15.000 novas moléculas sintetizadas, em média, BIAL aloca 20% da sua faturação anual à I&D, sendo a empresa portuguesa de base industrial que mais investe nesta área. No ranking The 2018 EU Industrial RD Investment Scoreboard, BIAL ocupou a 470ª posição entre as 1.000 empresas europeias que mais investem em I&D. De salientar que, na Europa, há apenas 28 empresas que nos últimos 10 anos foram capazes de desenvolver e comercializar medicamentos inovadores.

Atualmente, BIAL conta com uma equipa de 964 pessoas em que 78% tem formação universitária. A trabalhar em Investigação e Desenvolvimento estão 111 pessoas, das quais 40% são doutoradas, de nove nacionalidades diferentes.

António Portela, bisneto de Álvaro Portela e atual CEO, destaca a visão dos anteriores líderes e do seu pai, Luís Portela, que “criou uma empresa baseada em três pilares: qualidade, inovação e internacionalização".

Na sua opinião, são pilares que não só foram cumpridos, como se mantêm na base do plano estratégico". O responsável faz questão de salientar que o passado está a ser celebrado, mas sempre "a olhar para o futuro".

E deixa uma garantia: "Queremos que a BIAL se afirme cada vez mais como uma empresa de inovação. Este é um setor muito arriscado, que exige enormes investimentos e com resultados a muito longo prazo. Mas, tal como no passado, a saúde continua a ser o nosso sonho.”

Imprimir


Próximos eventos

Ver Agenda