KRKA

CADIn realiza debate sobre Neurodesenvolvimento «antes, durante e depois da escola»

À semelhança das várias ações que desenvolve, "sempre numa perspetiva multidisciplinar, integrada e em parceria com as escolas, os empregadores e a comunidade", o CADIn - Centro de Apoio ao Desenvolvimento Infantil organiza, dias 19 e 20 de fevereiro, o seminário e ciclo de workshops sobre "Neurodesenvolvimento - antes, durante e depois da escola, dentro e fora da sala de aula".

Ao longo dos dois dias estarão reunidos, na Universidade do Algarve, especialistas nas áreas de Psicologia, Psiquiatria, Educação Especial e Reabilitação, Neuropediatria, Terapia da Fala, Psicomotricidade e Pedopsiquiatria.

O evento, dirigido a professores, profissionais de saúde e pais, visa "partilhar saberes e refletir em conjunto sobre temas comuns nas casas, nas escolas e nos consultórios". O programa do seminário contempla a abordagem de temas como "A criança que não segue regras - comportamento, novas tecnologias e bullying" e "A criança que não fala - Perturbação Específica da Linguagem, Perturbação do Espetro do Autismo".

Os quatro workshops, que se realizam no primeiro dia, 19 de fevereiro, incidirão sobre as perturbações do sono, o bullying e o cyberbullying, as dificuldades de aprendizagem específicas em contexto escolar e a legislação de educação especial.

O programa completo pode ser consultado aqui.

Apoio na "procura de soluções"

Na apresentação desta iniciativa, o CADIn recorda que, "quando uma criança tarda em falar, tem dificuldades na aprendizagem ou em obedecer a regras, soam os sinais de alarme de pais e educadores." Contudo, acrescenta, "procuram-se respostas e soluções, mas estas nem sempre surgem com a facilidade que todos gostaríamos."

É neste contexto que o CADIn sublinha o seu apoio a "muitas famílias nesta viagem: entre perceber que alguma coisa não está bem e explorar as suas causas e dimensões até à procura de soluções".

Imprimir


Próximos eventos

Ver Agenda