Câmara do Porto atribui Medalha de Ouro ao bastonário da Ordem dos Médicos Dentistas

O Executivo Municipal da Câmara do Porto decidiu atribuir a Medalha Municipal de Mérito Grau Ouro ao bastonário da Ordem dos Médicos Dentistas (OMD), Orlando Monteiro da Silva. A cerimónia está marcada para esta quinta-feira, 9 de julho, às 18h30, na Casa do Roseiral, nos Jardins do Palácio de Cristal, no Porto.

A Medalha de Ouro da cidade do Porto distingue os cidadãos e instituições que se destacam pelos seus méritos pessoais ou feitos cívicos.

Orlando Monteiro da Silva confessa que "é com surpresa e também com uma grande honra que recebo a Medalha de Ouro da minha cidade, à qual também está muito ligada a medicina dentária porque a OMD tem sede no Porto, desde o tempo da Associação de Profissionais da Medicina Dentária, em 1991, e até antes, quando a profissão ainda não estava organizada."

O bastonário da OMD afirma ainda que considera esta distinção "como uma homenagem a todos os que trabalham em prol da saúde oral. É uma Medalha que recebo em nome de todos os meus colegas médicos dentistas e também de todos os que trabalham na OMD."


Orlando Monteiro da Silva nasceu e vive no Porto e é licenciado em Medicina Dentária pela Faculdade de Medicina Dentária da Universidade do Porto.
Foi presidente da Federação Dentária Internacional - FDI World Dental Federation entre 2011 e 2013, e previamente tinha sido presidente do Conselho Europeu dos Médicos Dentistas, com sede em Bruxelas.
É membro honorário da ADA – American Dental Association e membro de honra do Consejo General de Dentistas de España.
Fluente em inglês, francês, espanhol e alemão, em 2004, quando foi eleito para o council da Federação Dentária Internacional promoveu ativamente a adesão à FDI de Timor-Leste, Angola e Guiné-Bissau, acopladas com a criação da Associação Dentária Lusófona, da qual é cofundador.
Em fevereiro de 2014, o bastonário da OMD foi reeleito para um segundo mandato como presidente do Conselho Nacional das Ordens Profissionais (CNOP), é conselheiro do CES - Conselho Económico e Social Português e Fellow do Colégio Internacional de Dentistas (International College of Dentists).
No ano passado, Orlando Monteiro da Silva recebeu o título de Doutor Honoris Causa, pela Universidade do Porto.

Imprimir