KRKA

Cancro da Cabeça e Pescoço: Apresentação de guidelines nacionais

A Figueira da Foz recebe, este sábado, o 7.º Simpósio Cancro da Cabeça e Pescoço, organizado pelo Grupo de Estudos de Cancro da Cabeça e Pescoço (GECCP). Em declarações à Just News, Ana Castro, presidente do GECCP, salienta que este “é o único evento monotemático a nível nacional que reúne os especialistas das diferentes áreas que tratam tumores de cabeça e pescoço”.

GECCP empenhada na publicação de guidelines nacionais

O Simpósio tem por objetivo a atualização e discussão dos temas da atualidade nesta área da patologia. Este ano, de acordo com a investigadora e oncologista médica do Centro Hospitalar do Porto, decidiu-se apresentar e discutir as guidelines nacionais na área do cancro de cabeça e pescoço "em que o GECCP tem estado a trabalhar e que serão publicadas posteriormente".



Um documento "muito importante"

As expectativas de Ana Castro são que no evento, onde é esperada cerca de uma centena de participantes, “se possam discutir os diferentes temas e se chegue a um consenso no que diz respeito às guidelines”.

A médica recorda que "ainda não existem guidelines nacionais nesta área", pelo que a sua publicação será "muito importante para os profissionais e doentes".



Adicionalmente, serão revelados os dados clínicos mais recentes com os agentes de imunoterapia que foram apresentados nas reuniões deste ano da ASCO - American Society of Clinical Oncology - e da ESMO - European Society for Medical Oncology.

Ana Castro sublinha que o GECCP foi criado com a finalidade de aproximar profissionais das diferentes especialidades que tratam doentes com cancro de cabeça e pescoço, "a fim de podermos desenvolver atividades de investigação conjuntas, elaborar guidelines nacionais e publicações”.


Imprimir


Próximos eventos

Ver Agenda