KRKA

Cardiologistas de intervenção europeus realizaram reunião anual em Coimbra

Coimbra acolheu, no passado sábado, os membros do Board da Associação Europeia de Intervenção Cardiovascular Percutânea (EAPCI), que, com o intuito de realizar a sua reunião administrativa nesta cidade, aproveitaram a ocasião para, a convite de Lino Gonçalves, membro da atual Direção, promover o encontro científico EAPCI Board Meeting in Portugal.

“O balanço é extremamente positivo. Contámos com a presença de cerca de 200 participantes, a qualidade das apresentações foi elevada e a discussão que se gerou com a audiência foi, também, de um nível científico muito bom”, afirmou Lino Gonçalves, também diretor do Serviço de Cardiologia do polo do Hospital Geral do Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra (CHUC-HG).

A reunião incluiu palestras de Stephan Windecker (presidente da EAPCI), Andreas Baumbach (secretário-geral) e Javier Escaned (tesoureiro), e também de Rui Campante Teles, presidente da Associação Portuguesa de Intervenção Cardiovascular (APIC).



Destacando alguns dos aspetos abordados, Lino Gonçalves referiu que Stephan Windecker mostrou a experiência inicial com a implantação por via percutânea de prótese valvulares em posição mitral, a última fronteira da Cardiologia de Intervenção moderna. Javier Escanned, por seu lado, fez uma abordagem à doença da microcirculação coronária, “um tema que deve ser explorado em maior profundidade”.

“Temos estado preocupados com a circulação coronária epicárdica de grandes vasos, mas prestando pouca atenção à microcirculação. Contudo, chega-se agora à conclusão de que a microcirculação tem um papel muito importante em algumas doenças cardiovasculares”, observou.

Andreas Baumbach abordou aqueles que são, atualmente, os grandes desafios da Cardiologia de Intervenção em termos de intervenção coronária complexa, uma vez que existem ainda alguns nichos de doentes e de lesões muito complexas na sua abordagem (lesões muito calcificadas, bypasses de safenas, bifurcações complexas, oclusões totais crónicas, entre outras).



Rui Campante Teles focou a sua atenção na área dos registos nacionais da Cardiologia de Intervenção. “A nossa experiência é fantástica, devido ao facto de todos os centros contribuírem para esse registo. Temos uma base de dados com quase 100 mil doentes, algo notável”, disse à Just News Lino Gonçalves.

É de referir que a EAPCI é uma das seis associações que integram a Sociedade Europeia de Cardiologia. Representa a subespecialidade da Cardiologia de Intervenção e é um ramo da sua especialidade mãe: a Cardiologia.



Esta reunião da EAPCI, que teve como palco a Quinta das Lágrimas, em Coimbra, antecedeu um outro evento (Grandes Desafios da Cardiologia de Intervenção) que culminou com uma cerimónia comemorativa dos 20 anos da Unidade de Intervenção Cardiovascular do CHUC-HG, fundada em 1996 por António Leitão Marques e coordenada por Marco Costa.





Podem ser consultadas mais fotos na Galeria de imagens da Just News, aqui.








Imprimir


Próximos eventos

Ver Agenda