Cardiovolution 2025 debateu novidades mais recentes da medicina cardiovascular
Cerca de 150 médicos e profissionais da área, entre especialistas em cardiologia, medicina interna, medicina geral e familiar e outros, participaram na 5ª edição do Cardiovolution, o encontro organizado pelo Hospital da Luz Setúbal no Fórum Cultural de Alcochete e que decorreu no passado dia 14 de março.
De acordo com José Ferreira Santos, cardiologista e diretor clínico do Hospital da Luz Setúbal, "o Hospital da Luz Setúbal organiza o Cardiovolution para proporcionar aos profissionais de saúde um espaço de debate e atualização sobre as mais recentes inovações e evidências científicas na área cardiovascular. Por isso, acreditamos que este evento reafirma o nosso compromisso com a excelência clínica e a formação contínua de todas as equipas".
O Cardiovolution 2025 contou com a participação de especialistas, entre outros, de hospitais públicos como a ULS Arrábida, Hospital de Santa Cruz e Hospital Beatriz Angelo, além do Hospital da Luz Setúbal.
Foram abordados temas como "Coração e rim: duas faces da mesma moeda?", "Doença coronária: estará a isquemia fora de órbita?" ou "Redução do risco cardiovascular: tantas opções, como escolher?".
Comissão Organizadora
Relativamente ao programa do Cardiovolution, "foi concebido para abordar áreas da Medicina Cardiovascular que suscitam controvérsia ou que pelos avanços recentes, exigem uma atualização na prática clínica, pois influenciam diretamente o cuidado aos doentes", explica Lígia Mendes, diretora do Serviço de Cardiologia do Hospital da Luz Setúbal.
O prémio para o melhor caso clínico foi atribuído a Marco Cristo Tomaz (Cardiologia, ULS Arrábida) com o tema "O impacto da hiperatividade parassimpática no doente com Síncope" e o melhor poster eletrónico foi atribuído a Joana Certo Pereira (Cardiologia, Hospital de Santa Cruz) com o título "ARVC: double trial and trouble".
Foram ainda dadas 2 menções honrosas aos casos clínicos submetidos: "Takayasu Arteritis presenting as aborted sudden cardiac arrest in a young adult’, de Débora da S. Correia (Cardiologia, Hospital de Santa Cruz) e "MINOCA and the Cardiac Intruder A Diagnostic Challenge", de Jéni Quintal (Cardiologia, ULS Arrábida).
Para além destes reconhecimentos, cada quiz de imagem teve um vencedor:
• Sónia Balão (Técnica de Cardiopneumologia, Hospital da Luz Setúbal)
• Madalena Rodrigues (Medicina Geral e Familiar)
• Isabel Silvestre (Cardiologia, Centro Hospitalar de Setúbal)