Cepheid Talks

Carlos Rabaçal homenageado nas Jornadas de Prevenção do Risco Cardiovascular

As Jornadas de Prevenção do Risco Cardiovascular para Medicina Familiar contam, todos os anos, com um momento de homenagem a quem mais contribuiu para a prevenção do risco cardiovascular. Este ano, o escolhido foi Carlos Rabaçal, diretor clínico do Hospital de Vila Franca de Xira.

Pedro Marques da Silva explica o porquê desta escolha: “Todos os anos, gosto de agradecer o trabalho dos colegas. Comecei pelos meus mestres e agora chegou a vez do Carlos. Além de contribuir muitíssimo para a prevenção do risco cardiovascular, é um homem com um coração de ouro e extremamente justo.”

E acrescenta: “Acompanho o seu trabalho há muitos anos, somos amigos, e o que mais admiro é o facto de defender as suas opiniões sempre com base na evidência científica. Ele não se limita a defender uma inovação, por exemplo, só por ser algo novo. Fá-lo sempre porque, após estudar, vê que é o melhor para o doente, aquele que deve estar sempre no centro. Penso que todos os médicos devem agradecer-lhe pelos seus ensinamentos na área da prevenção do risco cardiovascular."



A prevenção do risco cardiovascular "tem de envolver sempre a MGF”

Em entrevista à Just News, publicada no Jornal das 9.as Jornadas de Prevenção do Risco Cardiovascular para Medicina Familiar, publicação distribuída aos participantes do evento, Carlos Rabaçal afirma que “os doentes são do médico de família, que os acompanha ao longo da vida, logo a prevenção do risco cardiovascular exige a articulação com estes profissionais”.

É com base neste pressuposto de “articulação entre cuidados de saúde primários (CSP) e hospitalares, assim como com outras entidades, que se consegue minimizar os fatores de risco do AVC e do enfarte agudo do miocárdio (EAM)”.

O trabalho desenvolvido na área da prevenção do risco cardiovascular ao longo da sua carreira levou a organização das 9.as Jornadas de Prevenção do Risco Cardiovascular para a Medicina Familiar a homenageá-lo. “Não estava à espera, quase que caí da cadeira! Nunca trabalhei com este objetivo. Há tantos colegas que merecem este reconhecimento…”, observa Carlos Rabaçal. Apesar da surpresa, “é com muita honra que aceita a homenagem por parte dos seus pares”.

Uma carreira centrada no doente

Ao longo da entrevista, e entre outros temas, afirma que, “quem me conhece, sabe bem que tudo o que faço é a pensar nos doentes. E tenho, de facto, estado empenhado na prevenção do risco cardiovascular, porque é preciso lutar contra este problema grave que leva a AVC e EAM.”

Carlos Rabaçal acredita que a prevenção tem de ser feita de forma articulada e dá o exemplo do que tem sido realizado em Vila Franca de Xira. “Este hospital sempre deu prioridade à ligação com os CSP e têm-se realizado várias iniciativas de educação para a saúde junto da população e de formação para os profissionais da área da MGF.”

Neste caso, o responsável faz questão de salientar que todos aprendem nas sessões formativas. “Quem trabalha no hospital tem uma visão do doente, os colegas de MGF outra e só assim se consegue conjugar todas as variáveis e fazer o melhor que sabemos e podemos para melhorar a saúde da população.”

Imprimir


Próximos eventos

Ver Agenda