Cepheid Talks

Carlos Robalo Cordeiro eleito presidente da Sociedade Respiratória Europeia

O diretor da Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra, Carlos Robalo Cordeiro, acaba de ser eleito presidente da Sociedade Respiratória Europeia (European Respiratory Society - ERS). Trata-se da maior sociedade científica europeia dedicada à investigação e formação em torno das patologias respiratórias, sendo a primeira vez que um especialista português vai ocupar este cargo.

"É simultaneamente uma sensação de preenchimento pessoal e profissional e de compromisso e gratidão para com os meus mestres, os meus colegas, os meus discípulos, os doentes respiratórios, e a minha família, a quem tudo devo e tudo é devido", afirma Carlos Robalo Cordeiro.

De acordo com o pneumologista do Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra (CHUC) e ex-presidente da Sociedade Portuguesa de Pneumologia, "esta eleição é também um reconhecimento do trabalho que a Pneumologia portuguesa vem desenvolvendo", fazendo questão de manifestar a sua gratidão à Sociedade Portuguesa de Pneumologia (SPP) pelo apoio concedido, "nomeadamente, neste processo eleitoral".

Por seu lado, António Morais, presidente da SPP, recebeu a notícia "com enorme satisfação e orgulho", considerando que este "é o corolário de um percurso notável e ímpar do professor Carlos Robalo Cordeiro" e manifestando, "uma vez mais, todo o nosso apoio neste elevado desafio que agora se inicia".

Tomada de posse em 2022

A vitória de Carlos Robalo Cordeiro nas eleições para a presidência da ERS significa que o médico do CHUC terá pela frente um período de quatro anos em que assumirá diversas responsabilidades, inerentes à sua eleição como presidente. De 2020 a 2021 assumirá o cargo de vice-presidente, em 2021-2022 o de presidente-eleito e, entre 2022 e 2023, exercerá as funções de presidente da sociedade. Finalmente, entre 2023 e 2024, Carlos Robalo Cordeiro continuará envolvido ao mais alto nível na ERS, mas na qualidade de presidente cessante.

Entre os vários projetos e ambições que tem para este período de liderança da ERS, Carlos Robalo Cordeiro conta trazer a Lisboa um congresso anual da ERS.


Carlos Robalo Cordeiro

O professor catedrático da Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra já tinha exercido o cargo de secretário-geral da ERS e, no início de 2019, foi distinguido como membro honorário da European Respiratory, sendo o primeiro português galardoado com esta distinção, que é atribuída em reconhecimento pelos méritos clínicos, académicos e investigacionais e pelo contributo para a evolução desta sociedade científica.


seg.
ter.
qua.
qui.
sex.
sáb.
dom.

Digite o termo que deseja pesquisar no campo abaixo:

Eventos do dia 24/12/2017:

Imprimir


Próximos eventos

Ver Agenda