KRKA

Carlos Robalo Cordeiro toma posse como secretário-geral da Sociedade Europeia Respiratória na próxima semana

Durante o Congresso da Sociedade Europeia Respiratória (European Respiratory Society - ERS), que decorre já entre os dias 3 e 7 de setembro, em Londres, que Carlos Robalo Cordeiro, pneumologista do Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra (CHUC), tomará posse como secretário-geral deste organismo para os próximos três anos.

Em declarações à Just News, o ainda secretário-geral eleito da ERS adianta alguns dos projetos a realizar nos próximos anos, nomeadamente a criação de uma agência de investigação europeia independente baseada na Sociedade Europeia de Pneumologia.

Outra das pretensões é dar continuidade ao alargamento societário, não apenas nos países europeus, mas globalmente. “Neste momento, a Sociedade já tem 40 mil sócios, quando há dois anos tinha 10 mil”, afirma Carlos Robalo Cordeiro.



O pneumologista de Coimbra, que é diretor do Serviço de Pneumologia A do CHUC e que presidiu à Sociedade Portuguesa de Pneumologia nos últimos anos, sublinha que o Congresso da ERS é e continuará seguramente a ser o maior evento anual de Pneumologia a nível mundial. “A participação portuguesa em 2015 foi muito boa, tendo contado com mais 100 delegados do que a média dos últimos oito anos e mais de 300 portugueses. E espero que este ano ainda possamos superar esses números”, menciona.

Adicionalmente, a ERS está também a fazer uma reestruturação das suas assembleias científicas, ou seja, da sua “estrutura nuclear”. De acordo com Carlos Robalo Cordeiro, este processo ficará concluído entre o final de 2017 e o início de 2018. Não menos importante é a gestão das áreas do ensino, da educação e da investigação.

A cerimónia de tomada de posse de Carlos Robalo Cordeiro como secretário-geral da ERS acontecerá no final da Assembleia-Geral, que terá lugar no penúltimo dia do Congresso, ou seja, na próxima terça-feira, dia 6 de setembro.

30 anos depois...

O médico de Coimbra, e professor da Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra, entrou na disputa eleitoral com dois adversários. Numa primeira fase, deixou para trás Joanna Chorostowska, diretora do National Institute of Tuberculosis & Lung Diseases de Varsóvia. Depois, venceu o médico inglês Andrew Bush, especialista em pediatria respiratória do Imperial College e editor da revista Thorax.

Carlos Robalo Cordeiro prepara-se, agora, para seguir o exemplo do seu pai, médico e professor catedrático, que era o único português a alcançar um lugar no Comité Executivo de uma das duas sociedades internacionais que deram origem à ERS, fundada em 1990. Mais de 30 anos separam uma conquista da outra.



seg.
ter.
qua.
qui.
sex.
sáb.
dom.

Digite o termo que deseja pesquisar no campo abaixo:

Eventos do dia 24/12/2017:

Imprimir


Próximos eventos

Ver Agenda