Casa do Coração acolhe apresentação do filme «Com o coração nas mãos» e do projeto «Stent and Rehab for Life»

“Com o coração nas mãos” é o tema do filme apresentado, esta sexta-feira, na Casa do Coração, em Lisboa, juntamente com o projeto “Stent and Rehab for Life”.

O filme foi produzido pelo Grupo de Estudo de Fisiopatologia do Esforço e Reabilitação Cardíaca (GEFERC) e, de acordo com Ana Abreu, sua coordenadora, tem como objetivo divulgar aos doentes a existência da Reabilitação Cardíaca e mostrar-lhes o que podem fazer para melhorar a sua saúde cardiovascular, elucidando-os e incentivando-os a alterar o seu estilo de vida.

“Fizemos a legendagem das mensagens mais importantes a transmitir e pretendemos que o filme seja visualizado nas salas de espera das consultas e no momento da alta hospitalar”, afirma Ana Abreu.

Stent and Rehab for Life” é um projeto conjunto do GEFERC com a Associação Portuguesa de Intervenção Cardiovascular (APIC) e, segundo Pedro Jerónimo de Sousa, cardiologista de intervenção do Hospital de Santa Cruz, em Carnaxide, vem no seguimento do “Stent for Live”, contudo estendido às fases anteriores e posteriores ao enfarte, ou seja, à prevenção e reabilitação.

“O projeto tem em vista abrir as portas aos doentes que têm um enfarte, dando-lhes depois um seguimento no tratamento e uma otimização do mesmo a longo prazo”, refere.

E desenvolve: “Estes doentes constituem um grupo de risco. É importante que se mantenham integrados num grupo de Reabilitação, de modo a reduzir os fatores de risco e, ao mesmo tempo, para que se mantenham alerta para os sintomas de enfarte, para que possam obter o tratamento de forma mais rápida.”

A sessão de apresentação realizou-se no âmbito da Estratégia de Implementação de Reabilitação Cardíaca e Prevenção Secundária na Doença Coronária e contou com a presença do professor e médico especialista em Cardiologia Fernando Pádua, e de José Silva Cardoso, presidente da SPC, cuja opinião acerca do “Com o coração nas mãos” não podia ser melhor.

“É excelente. É um filme realmente exaustivo, apresenta com rigor todos os aspetos relativos à prevenção cardiovasculare, com uma linguagem muito simples”, afirma José Silva Cardoso, à Just News.



Podem ser consultadas aqui várias fotografias do evento.

Imprimir