Celebrar 30 anos de procriação medicamente assistida, lembrando os sucessos alcançados

O Centro Hospitalar Lisboa Norte (CHLN) assinalou os 30 anos de procriação medicamente assistida (PMA) com um evento que decorreu no Hospital de Santa Maria. Na sessão de abertura o presidente do Conselho de Administração, Carlos Martins, falou de sucessos, mas também da falta de recursos humanos e de instalações, que um plano estratégico entretanto apresentado procurará combater.



“Fomos pioneiros na área da PMA após, em 1986, ter ocorrido o primeiro parto de um ´bebé-proveta` em Portugal. Foi a oportunidade de seguir o exemplo de outros países e de lutar pelo milagre da vida”, salientou Carlos Martins, que fez questão de realçar o papel-chave dos vários profissionais, nomeadamente de Pereira Coelho, que contribuiu para o nascimento do primeiro bebé por fertilização in vitro, em 1986.


Pereira Coelho com Alda, mãe do primeiro ´bebé-proveta`.

Quanto às dificuldades em termos de recursos humanos e de instalações, mencionou que já foi apresentado um plano estratégico para o triénio 2016-2018, o qual prevê que “continuarão a ser construídos os alicerces da PMA, tão importante para a felicidade de quem quer ter um filho”. E observou que “são as famílias que nos estimulam a fazer mais e melhor”.



O CHLN, além de pioneiro, continua a ser um centro de referência na área da PMA, tendo sido, entre 2010 e 2013, um dos centros públicos com maior taxa de sucesso de fertilização in vitro e microinjeção intracitoplasmática de espermatozoides (ICSI). De referir que, em 2013, 2,5% do total de nascimentos em Portugal decorreram de técnicas de PMA.



A sessão de aniversário dos 30 anos de PMA no CHLN contou com a presença de Fernando Araújo, secretário de Estado adjunto do ministro da Saúde, mas também algumas das famílias acompanhadas pela equipa de PMA daquele centro hospitalar assistiram ao evento, nomeadamente, a mãe de Carlos Saleiro, o primeiro ´bebé-proveta` que, com 30 anos, é jogador no Clube Oriental de Lisboa.


No final, decorreu uma visita à exposição de fotografia sobre “Família”, patente no Piso 2 do Hospital, da autoria do médico do CHLN João Taborda.









seg.
ter.
qua.
qui.
sex.
sáb.
dom.

Digite o termo que deseja pesquisar no campo abaixo:

Eventos do dia 24/12/2017:

Imprimir


Próximos eventos

Ver Agenda