Cepheid Talks

Centenário da descoberta da insulina: Exposição sobre a diabetes é inaugurada em Coimbra

A Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra acolhe, dia 20 de abril, a exposição “Uma Visita à História da Diabetes no Centenário da Descoberta da Insulina”.

Esta é uma exposição itinerante, organizada pela Comissão Executiva das Comemorações do Centenário da Descoberta da Insulina, que já marcou presença em Lisboa e poderá ser posteriormente visitada nas cidades do Porto, Funchal, Braga e Covilhã, entre outros locais a definir.

O propósito da iniciativa é revisitar os principais marcos históricos relativos ao tratamento da diabetes desde o antigo Egipto, onde em 1550 A.C. havia já referência a uma doença que se assemelha à diabetes, até 1921, o ano da descoberta da insulina.

A exposição faz ainda referência aos anos 80 do século XX, a década em que a insulina passou a ser comparticipada a 100% pelo Serviço Nacional de Saúde (SNS).



Em Portugal destaca-se a figura de Ernesto Roma, a quem se deve a criação da primeira associação de diabetes do mundo, a Associação Protectora dos Diabéticos de Portugal (APDP), atualmente presidida por José Manuel Boavida.

A Comissão Executiva das Comemorações do Centenário da Descoberta da Insulina é constituída por José Luiz Medina, Luis Gardete Correia e Manuel Almeida Ruas, médicos endocrinologistas que acompanharam mais de meio século da história da insulina. As comemorações contam com o patrocínio da Federação Internacional da Diabetes.

A exposição inaugura no dia 20, às 11h30, e irá permanecer na Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra até ao dia 3 de maio. Depois irá viajar até à Faculdade de Medicina da Universidade do Porto. Podem ser consultadas mais informações em www.100anosinsulina.pt


Imprimir


Próximos eventos

Ver Agenda