KRKA

Centro de Saúde Boa Nova vai «partilhar experiências na abordagem do doente oncológico»

Médicos e enfermeiros dos cuidados de saúde primários e dos cuidados hospitalares vão reunir-se, no Auditório do Parque Biológico de Gaia, em Avintes, Vila Nova de Gaia. O objetivo é promover a "partilha de conhecimentos e experiências na abordagem do doente oncológico nas suas particularidades".

Os temas em discussão nas I Jornadas de Saúde Boa Nova são variados, "do diagnóstico ao follow-up, passando pelo tratamento, psicologia e pelos cuidados paliativos, espera-se que os participantes consigam colmatar as lacunas e dúvidas que tantas vezes se colocam durante a prática clínica."

Tendo como lema "Abordagem Multidisciplinar do Doente Oncológico", são aguardados no evento cerca de 200 profissionais de saúde ("enfermeiros, médicos, internos de formação, estudantes de Medicina e de Enfermagem, psicólogos, entre outros").

Ainda de acordo com a Comissão Organizadora, a reunião surge "na assunção da multidisciplinariedade, empreendedorismo e inovação como pilares da prática clínica e da evolução dos Cuidados de Saúde".

E é exatamente no contexto dessa multidisciplinariedade que são levantadas algumas questões, sobre temas muito diversificados, a que os oradores procurarão dar resposta:

"Um doente com ostomia pode nadar? Existe vestuário específico? Que adaptações são necessárias na terapêutica se está a fazer quimioterapia? Cuidados paliativos no domicílio? Como lidar com o diagnóstico diariamente? O doente oncológico tem direito a apoios sociais e atestados, como pedir?"



Todas as unidades representadas 

A organização sublinha também o formato "inédito" desta atividade, já que envolve ,"em equipa, todos os profissionais do Centro de Saúde Boa Nova: Unidade de Saúde Familiar (USF) Nova Via, USF Boa Nova, Unidade de Saúde Pública do ACES Grande Porto VIII – Espinho/Gaia e a Unidade de Cuidados na Comunidade (UCC) Tempus".

Apresentação de trabalhos

"Partilha conhecimento" é o convite que a organização faz a todos os interessados em apresentar trabalhos nas I Jornadas de Saúde Boa Nova. Até dia 30 de maio pode ser submetido um poster, sendo que o melhor trabalho será premiado na sessão de encerramento das Jornadas.

A inscrição é gratuita e pode ser efetuada aqui.

Para mais informações: jornadasboanova@gmail.com 
O programa e outras informações podem ser consultadas no site das Jornadas.



seg.
ter.
qua.
qui.
sex.
sáb.
dom.

Digite o termo que deseja pesquisar no campo abaixo:

Eventos do dia 24/12/2017:

Imprimir


Próximos eventos

Ver Agenda