Centro Hospitalar de Setúbal promove «Conversas da Pneumologia» com a MGF
O Serviço de Pneumologia do Centro Hospitalar de Setúbal (CHS) vai realizar, dia 17 de outubro, a 4ª edição das "Conversas da Pneumologia com a Medicina Geral e Familiar". Intitulado "Respirar’15", o evento decorrerá no Hotel do Sado e tem o patrocínio científico da Associação Portuguesa de Medicina Geral e Familiar e da Sociedade Portuguesa de Pneumologia.
Além de contar com a participação de vários profissionais do Hospital de São Bernardo e Centro Hospitalar de Setúbal, nomeadamente dos serviços de Pneumologia, de Infeciologia e de Medicina Interna, a reunião terá a presença de oradores de outras unidades, como das USF Castelo, S. João Pragal, S. Filipe, Conde Saúde e Santiago Palmela, do Hospital Garcia de Orta, do Centro Hospitalar Lisboa Norte, da UCSP Azeitão e dos ACES Arrábida e Alentejo Central.
Numa mesa redonda dedicada ao debate sobre "Decisões de fim de vida no doente respiratório", moderada por Paula Silva Duarte, diretora do Serviço de Pneumologia do CHS, estarão presentes, como comentadores, Amadeu Prado Lacerda, director do Serviço de Medicina Interna do CHS, e Lucília Nunes, vice-presidente do Conselho Nacional de Ética para as Ciências da Vida.
A Cáritas Portuguesa estará igualmente representada numa sessão sobre "Avaliação social do doente respiratório crónico - quem são os nossos doentes?", onde participa Quitéria Rato, diretora clínica do CHS, e Pedro Lopes, diretor executivo do ACES Arrábida.
Além da apresentação das Comunicações selecionadas, o programa contempla ainda a realização de uma mesa intitulada "Asma e DPOC: o que há de novo?" e "Pneumonia da comunidade - da prevenção ao tratamento".
O programa e ficha de inscrição estão acessíveis aqui.
Contacto: setubal.respirar@gmail.com