Centro Hospitalar de Setúbal realiza ações de sensibilização para a prevenção do cancro do intestino

Entre os dias 16 e 19 de setembro realizam-se, em Setúbal, várias ações de sensibilização sobre a prevenção do cancro do intestino. A iniciativa é promovida pelo Serviço de Gastrenterologia do Centro Hospitalar de Setúbal (CHS) - Hospital de São Bernardo, com o apoio da Sociedade Portuguesa de Gastrenterologia e a Sociedade Portuguesa de Endoscopia Digestiva.

A primeira ação irá decorrer nos dias 16, 17 e 18, entre as 10h e as 16h, no Jumbo de Setúbal. Consiste num stand com distribuição de folhetos e divulgação do rastreio do cancro colorectal, por médicos e enfermeiros do Serviço de Gastrenterologia.

No dia 19 irá decorrer uma ação de sensibilização, no 1º piso do Mercado do Livramento, na Avenida Luisa Todi. Esta sessão é dirigida à população e terá início às 16h, com duração de 1h30m. Neste encontro será discutida a importância do rastreio, fatores de risco e a importância da dieta na prevenção do cancro colorectal. Esta sessão inclui ainda o testemunho da experiência de um doente. Neste contexto, decorrerá igualmente uma sessão destinada aos profissionais do CHS, durante a manhã de dia 19.

O cancro colorectal é o terceiro tipo de cancro mais frequente em todo o mundo, e a probabilidade de sofrer desta doença aumenta consideravelmente a partir dos 50 anos de idade. A realização periódica do rastreio permite a sua deteção precoce, e por sua vez, uma mais fácil identificação e eliminação das lesões precursoras. O Centro Hospitalar de Setúbal pretende, através desta ação de sensibilização, "educar as pessoas para a saúde, e para a prevenção dos fatores de risco desta doença fatal, porque prevenir é viver"!  

Imprimir