Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra organiza Semana Psiquiátrica

O Centro de Responsabilidade Integrado de Psiquiatria (CRIP) do Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra (CHUC) vai juntar vários eventos que as suas unidades clínicas desenvolvem habitualmente ao longo do ano. Assim, nos dias 24, 25 e 26 de setembro vai decorrer, no Auditório da Fundação Bissaya Barreto, a Semana Psiquiátrica do CHUC, dedicada ao tema: "As Boas Práticas em Saúde Mental”.

Do programa fazem parte mesas redondas e painéis sobre variados temas, como: "Trauma psíquico - perspectivas psicanalítica, sistémica, cognitivo-comportamental e sociológica”, "A Psiquiatria de Ligação", “Comportamentos Autolesivos e Suicídio”, “Stress, Psicopatologia e Qualidade de Vida”, “Dor Pélvica/Perturbação da Dor Sexual”.

No âmbito da sessão dedicada à "proximidade em Cuidados de Saúde Mental”, Álvaro Carvalho, diretor do Programa Nacional para a Saúde Mental/DGS, irá intervir com uma palestra sobre "Os cuidados de proximidade no Plano Nacional de Saúde Mental". Estarão também em debate duas outras questões: “Os cuidados de proximidade e custos” (Isabel Paixão) e “A experiência de Zamora”
(Manuel Franco).

Na mesa redonda dedicada à Gerontopsiquiatria, o psiquiatra Carlos Ramalheira irá abordar as “Alterações Demográficas e a prevalência das demências em Portugal", fazendo uma projeção "até 2060”. Novos paradigmas organizacionais em Gerontopsiquiatria, a demência no Hospital Geral, o delirium e Patologia Médica aguda são outros tópicos em discussão.

Contactos:
Organização e secretariado
Serviço de Psiquiatria do CHUC
psiqdir@huc.min-saude.pt
Telf.: 239 400 454

Imprimir



Siga-nos no Instagram