KRKA

Cerimónia de assinatura do protocolo entre o Centro de Reabilitação do Norte e o Centro de Reabilitação Profissional de Gaia

No próximo dia 25 de junho o secretário de Estado do Emprego vai visitar o Centro de Reabilitação do Norte (CRN) e assistir à assinatura de protocolo entre o CRN e o Centro de Reabilitação Profissional de Gaia. A cerimónia tem início às 11h30.

Em comunidado, a Misericórdia do Porto salienta que, além da reposição da condição de saúde das pessoas que sofrem doenças e acidentes, é igualmente importante a abordagem dos vários domínios da vida, nomeadamente o profissional. "Porque há vida para além das doenças e acidentes", é feito o seguinte enquadramento da assinatura do protocolo entre as duas entidades:

"A abordagem tradicional, muito resignada e fatalista, tem encarado  as doenças e os acidentes tendo como preocupação repor a condição de saúde das vítimas e  indemnizar os danos corporais, quando apropriado. A evolução que hoje se regista vai no sentido de, para além de repor a condição de saúde, considerar e tratar os vários domínios de vida das pessoas, de reabilitar a sua funcionalidade, visando repor uma vida o mais próxima possível da que as pessoas tinham antes das doenças ou acidentes, reintegrando-as o mais rapidamente possível na vida familiar, social e profissional.

Para concretizar estes novos e magnânimos objetivos, são necessárias estruturas especializadas, capazes de promover a reabilitação nas várias dimensões de vida, e apoiar a  reintegração social e profissional. 

O Centro de Reabilitação do Norte (CRN), estrutura especializada na área da reabilitação física, sob a responsabilidade da Santa Casa da Misericórdia do Porto, e o Centro de Reabilitação Profissional de Gaia (CRPG), orientado para a reabilitação e reintegração psicossocial e profissional,  integrando a rede de respostas do Instituto de Emprego e Formação Profissional, são duas entidades de referência e que têm vindo a trabalhar no sentido de organizar uma dinâmica de cooperação entre si, visando disponibilizar aos doentes assistidos no CRN um processo integral e articulado de reabilitação e reintegração, que assegure uma sequência integrada das suas respetivas intervenções.

Porque há vida para além das doenças e acidentes, obviamente reconhecendo as limitações criadas na vida das pessoas, não desistem de acreditar nelas  e de explorar os melhores caminhos para promover a qualidade das suas vidas."

Imprimir


Próximos eventos

Ver Agenda