Hospital de Santa Maria vai ter «Espaço Familiar Ronald McDonald» para apoiar pais de crianças internadas
O Centro Hospitalar Lisboa Norte (CHLN), a Fundação Infantil Ronald McDonald e a Associação para as Crianças de Santa Maria (ACSM) assinaram, esta semana, um protocolo para a instalação do primeiro "Espaço Familiar Ronald McDonald" em Portugal, que ficará localizado no Hospital de Santa Maria.
O “Espaço Familiar Ronald McDonald” é um programa integrado da Ronald McDonald House Charities Global. Em Portugal, a Fundação Infantil Ronald McDonald tem, atualmente, como principais programas as Casas Ronald McDonald, localizadas em Lisboa e no Porto. Este projeto procura "continuar a marcar a diferença, contribuindo para o bem-estar das crianças e das suas famílias". A sua inauguração está prevista para meados de 2017, "em data a anunciar oportunamente".
Facilitar o acompanhamento das crianças internadas
À semelhança dos mais de 200 "Ronald McDonald Family Room" espalhados pelo mundo, este pretende ser um “espaço de descanso e descontração em ambiente familiar”, inserido em meio hospitalar. O objetivo é que pais de crianças internadas possam acompanhar os seus filhos de forma um pouco "mais familiar e fisicamente mais próxima", possibilitando, nomeadamente, que possam "utilizar a cozinha e a lavandaria, desfrutar de um banho reparador, dentro do próprio hospital, ou ter um lugar confortável nas suas salas, para ter um momento de repouso".
Refere ainda o CHLN que "proporcionar às famílias dos pequenos utentes de Santa Maria esta possibilidade terá efetivos ganhos em saúde, pois a proximidade da família da criança em tratamento acarreta claros benefícios na sua recuperação". Em termos físicos será um espaço, destinado a toda a família, com uma área compreendida de 183m2, localizada no piso 01 do Hospital de Santa Maria.
O acesso a estas instalações pelas famílias de crianças internadas ou tratamento em regime de ambulatório será sujeito a critérios de acesso e será definido pela Associação para as Crianças de Santa Maria (ACSM). De acordo com o planeamento estas instalações irão integrar: (i) Cozinha e Sala de Refeições, (ii) Sala de Estar, (iii) Sala de Brincadeiras, (iv) Sala de Repouso, (v) instalações sanitárias e (vi) zona de lavandaria.
Oferecer um "pequeno oásis de calma"
“Quando a criança está doente, os pais precisam de estar próximos dos seus filhos, e aqui, no ´Espaço Familiar Ronald McDonald`, encontram, gratuitamente, um espaço capaz de lhes proporcionar um refúgio, afetuoso e acolhedor, dentro do Hospital, mas longe do ambiente clínico, embora suficientemente perto das crianças", esclarece João Sá Nogueira, diretor executivo da Fundação Infantil Ronald McDonald.
O responsável acrescenta que, "quando as famílias entram no Espaço Familiar Ronald McDonald, queremos que elas esqueçam que estão num hospital. Com funcionamento semelhante às Casas Ronald McDonald existentes em Portugal, o Espaço Ronald McDonald, embora sem quartos, dispõe de salas e equipamentos destinados a proporcionar às famílias um ´pequeno oásis de calma`, que lhes permite reduzir o stress e o cansaço e possibilita um maior foco na saúde e na recuperação das suas crianças."
"Em prol do conforto e da humanização dos nossos pequenos utentes"
Carlos das Neves Martins, presidente do Conselho de Administração do Centro Hospitalar Lisboa Norte, destaca o facto deste projeto ser "mais um inestimável contributo na nossa política de responsabilidade social", salientando ser "uma grande preocupação para o órgão gestionário que este Centro Hospitalar Universitário esteja não só focado nas necessidades dos seus utentes, mas que essa preocupação seja crescentemente estendida aos familiares, sobretudo dos nossos pequenos utentes".
Dessa forma, pretende-se que esse "acréscimo de conforto seja um importante contributo, quer para o seu restabelecimento, quer igualmente para a forma como passará a encarar as suas necessárias vindas ao Hospital, libertando-o de ansiedades e permitindo que encare o processo de recuperação com uma maior tranquilidade. Estamos muito satisfeitos por mais um passo dado em prol do conforto e da humanização dos nossos pequenos utentes".
“Cada vez mais, os pais e a família são envolvidos no cuidar pelo que este projecto de uma Family Room é uma mais-valia extraordinária para as nossas crianças e família”, afimou Maria do Céu Machado, presidente da ACSM e diretora do Departamento de Pediatria do CHLN.