KRKA

CHUC: reunião sobre hemofilia e doença de Von Willebrand junta Laboratório e Clínica

Foi da necessidade da existência de uma discussão entre o Laboratório e a Clínica sobre a hemofilia e a doença de Von Willebrand que a AMELAB -Associação de Medicina Laboratorial para a Formação e Inovação e o Serviço de Patologia Clínica do Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra (CHUC) decidiram organizar uma reunião sobre estes temas, que terá lugar no Auditório do CHUC no próximo dia 22 de setembro.



De acordo com João Mariano Pego, patologista clínico dos CHUC e presidente da AMELAB, a hemofilia é habitualmente diagnosticada numa fase precoce. Por seu lado, estima-se que a doença de Von Willebrand esteja subdiagnosticada a nível mundial, sendo, na sua opinião, importante chamar a atenção para estas patologias para haver um maior enfoque quando se está a analisar o doente.

“Esta reunião pretende fazer uma avaliação laboratorial dos testes disponíveis para diagnóstico da hemofilia e doença de Von Willebrand, estabelecer uma relação entre a Clínica e o Laboratório e discutir alguns casos clínicos mais interessantes”, afirma o patologista clínico.



Fernando Rodrigues, diretor do Serviço de Patologia Clínica do CHUC, defende que num centro hospitalar universitário a transmissão de conhecimento deve ser um “ponto fundamental”.
Aquele responsável sublinha ainda o facto de a Patologia Clínica ser uma especialidade que, de ano para ano, em função da evolução tecnológica e científica, tem cada vez mais conhecimentos.

“A aproximação que tem sido o alvo destas reuniões deve ser para nós também um ponto fundamental. Da discussão nasce a luz e não podemos esperar que, num tempo em que o desenvolvimento tecnológico é imenso, o clínico esteja sempre dentro dessa evolução”, refere.





A inscrição é gratuita, mas obrigatória, e deve ser feita para:
Tel: 214 2014 923
anapaula.morais@siemens.com 




Imprimir


Próximos eventos

Ver Agenda