KRKA

CHUC: Serviço de Urologia e Transplantação Renal comemora 35 anos de transplantes renais

No âmbito da comemoração dos 35 anos de transplantação renal efetuada no Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra (CHUC), o Serviço de Urologia e Transplantação Renal, sob a direção de Alfredo Mota, inaugura, dia 19 de maio, pelas 12h00, uma exposição no átrio dos Hospitais da Universidade de Coimbra.

De acordo com o CHUC, esta exposição dá-nos conta "da evolução da transplantação renal no CHUC e do percurso histórico da transplantação em Portugal, que teve como pioneiro e principal responsável Linhares Furtado, constituindo-se assim também como uma homenagem ao seu percursor".
 
Em julho de 1980 Linhares Furtado realizou a primeira colheita de rins de dador falecido e o primeiro transplante renal, reiniciando assim o programa de transplantação renal, cujos 35 anos se comemoram agora. Mas, já em 1969, recorda o CHUC, "no mesmo ano em que o primeiro Homem chega à lua, Linhares Furtado realizara também a primeira transplantação renal de dador vivo, entre irmãos".

Ainda no decorrer destas comemorações, terá lugar no dia 3 de junho, pelas 9h30, no Centro de Congressos dos HUC, uma sessão comemorativa. 

Imprimir


Próximos eventos

Ver Agenda