KRKA

Cirurgia da catarata: Investigação de oftalmologistas visa «otimizar os resultados funcionais»

Coordenado por Filomena Ribeiro, diretora do Serviço de Oftalmologia do Hospital da Luz Lisboa, o VISION - Centro de Investigação da Visão tem uma investigação em curso que visa "otimizar os resultados funcionais na cirurgia da catarata".

De acordo com a médica, este projeto "permite a avaliação de resultados da cirurgia da catarata em diferentes domínios: pessoal, social e económico", o que contribuirá "para a melhoria da qualidade visual e qualidade de vida dos doentes submetidos a cirurgia da catarata".


Filomena Ribeiro

"Caracterização das necessidades visuais nas tarefas diárias"

Em declarações à Just News, Filomena Ribeiro explica que esta investigação visa "fazer a caracterização e definição da visão funcional, melhorar o objetivo de alcançar o estado normal do olho no que se relaciona com a acomodação e com a refração dos raios luminosos, ou seja, a emetropia, e melhorar a estabilidade do complexo saco-lente intraocular".

E acrescenta: "A abordagem ao problema está a ser realizada através da caracterização das necessidades visuais nas tarefas diárias da população da cirurgia de catarata, do desenvolvimento de novas metodologias de cálculo da potência da lente intraocular e do desenvolvimento de modelos de elementos finitos do complexo saco-lente intraocular na cirurgia da catarata."

Publicação de artigos científicos

Segundo a oftalmologista, que em 2024 assumirá o cargo de presidente da Sociedade Europeia de Cirurgia Refrativa e Catarata, no âmbito deste projeto de investigação foram registadas "as distâncias de trabalho e condições de iluminação nas tarefas diárias da população de cirurgia de catarata".

Numa amostra de 40 doentes foi realizada a "recolha completa e análise de dados" e, neste contexto, "o grupo VISION já tem um artigo aceite para publicação e uma tese de mestrado".



Por outro lado, Filomena Ribeiro indica que também está a ser realizada "a avaliação pré-operatória, pelo doente, da qualidade visual após cirurgia de catarata, numa amostra de 37 doentes". Também aqui a recolha e análise de dados foi realizada "e já deu origem a um artigo, que se encontra em submissão, e a uma tese de doutoramento já defendida".

Há ainda outro aspeto que a equipa está a avaliar: "O desenvolvimento de nomograma para o cálculo da toricidade da lente intraocular, em córneas normais numa amostra de 51 doentes e em córneas anómalas (queratocone), numa amostra de 217 doentes (3 centros)." E qual é o ponto da situação? "A recolha e análise de dados também está já completa e temos dois artigos em submissão."

Uma doença muito comum, que pode afetar pessoas de qualquer idade

Filomena Ribeiro aproveita para salientar que a catarata é uma doença dos olhos muito comum, "mais frequente com o envelhecimento, mas que pode afetar pessoas de qualquer idade", lembrando dados disponibilizados pela DGS, de 2007, e que estimam a existência de cerca de 170.000 pessoas com catarata em Portugal.



Congresso Investigação

Criado pelo Departamento de Cirurgia Implanto-refrativa, do Centro da Visão do Hospital da Luz, o VISION conta com seis investigadores principais: Filomena Ribeiro, Bernardo Feijoó, Leyre Zabala Llano, Mafalda Mota, Peter Pêgo e Tiago Silva. 

Os principais avanços desta equipa serão partilhados no 2.º Congresso de Investigação do Hospital da Luz, a decorrer dia 21 de abril.

seg.
ter.
qua.
qui.
sex.
sáb.
dom.

Digite o termo que deseja pesquisar no campo abaixo:

Eventos do dia 24/12/2017:

Imprimir


Próximos eventos

Ver Agenda