KRKA

CHUC capacita médicos de família para serem também «cirurgiões de família»

De manhã cedo, os formandos da 2.ª edição do Curso de Pequena Cirurgia nos Cuidados de Saúde Primários começam a preparar-se para entrar no Bloco Operatório da Unidade de Cirurgia Ambulatória do Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra.

O grupo integra sobretudo internos de formação específica de Medicina Geral e Familiar (MGF) e também alguns especialistas. Uma parte significativa dos 14 formandos é da região de Coimbra, mas desta vez até participaram médicos de Vila Real e de Setúbal.



"Cirurgião de família”

A ideia é poderem adquirir ou consolidar conhecimentos e práticas que lhes permitam realizar atos de pequena cirurgia nas suas unidades, algumas das quais já possuem, inclusive, essa valência.

Na bata ostentam a identificação: “Cirurgião de família”. Trata-se de um conceito que surgiu quando a equipa de formadores do Serviço de Cirurgia A do CHUC preparava esta 2.ª edição do curso.


Manuel Rosete

Situações que "podem ser resolvidas nos cuidados de saúde primários"

“O nosso objetivo é capacitá-los para estarem preparados para dar resposta a situações menos complexas que podem, perfeitamente, ser resolvidas nos CSP”, esclarece Manuel Rosete, cirurgião geral e membro da Comissão Organizadora do Curso.

Tendo estado também envolvido no lançamento deste Curso, em 2018, quando ainda era médico interno, Manuel Rosete vê neste tipo de ações a possibilidade de otimizar a resposta à população:

“Os doentes não têm que esperar tanto tempo por uma intervenção que, em vez de os obrigar a deslocarem-se ao hospital, afinal, até se pode realizar numa unidade de CSP, próximo da sua residência.”



“sem formação, nada pode avançar"

O cirurgião reconhece, contudo, que a falta de condições pode ser um entrave à promoção da pequena cirurgia nas unidades de CSP. Daí considerar ser “importante apetrechar as USF e as UCSP com o material necessário para que esse tipo de cirurgias se possa fazer.”

Em todo o caso, defende ser importante que este género de ações aconteça, até porque, “sem formação, nada pode avançar. Por isso, mesmo com a escassez de meios que existe, é essencial dar esta oportunidade aos colegas de MGF”.



O Curso de Pequena Cirurgia estende-se por dois dias, sendo que no primeiro decorre a componente teórica desta ação de formação, que tem lugar no Centro de Simulação Biomédica do CHUC.

A segunda parte tem lugar no Hospital Geral (Covões), unidade que integra o CHUC e onde se localiza a Unidade de Cirurgia Ambulatória do CHUC. Pelo menos foi este o desenho das duas edições já realizadas.

“Os formandos rodam várias vezes pelas duas salas onde decorrem as cirurgias e têm oportunidade de contactar com diferentes tipos de lesões, acompanhando os formadores na realização de pequenas cirurgias”, explica Francisco Maio Matos, que coordena a Unidade  de Cirurgia Ambulatória e também o Centro de Simulação Biomédica.


Francisco Maio Matos 

O cirurgião sublinha ser necessário dotar os CSP de "competências básicas relacionadas com procedimentos que não têm necessariamente de ser efetuados numa unidade hospitalar". E aponta três grandes vantagens:

“Proporcionar cuidados de qualidade numa estrutura de proximidade; reduzir o afluxo de doentes que não têm um grau de diferenciação que justifique a ida ao hospital; reforçar a ligação dos CSP às unidades hospitalares.”


Formandos e formadores do II Curso de Pequena Cirurgia nos CSP

Cuidados cirúrgicos de proximidade 

João Pestana é IFE de MGF (2.º ano) na USF Topázio, em Coimbra, e foi o elo de ligação entre o CHUC e os cuidado de saúde primários, tendo ajudado o responsável do curso, Manuel Rosete, nos contactos com os colegas.

Na sua unidade há um espaço apropriado para a pequena cirurgia e foram mesmo realizados alguns procedimentos há já uns anos. Contudo, com o passar do tempo, essa atividade acabou por ficar parada.

Face a este histórico e ao seu interesse por esta área, naturalmente participou no Curso, até porque, conforme explica, “a pequena cirurgia é uma área com que contactamos muito frequentemente, seja por feridas que necessitem de ser suturadas, quer por outro tipo de lesões que acabam por ser referenciadas para a Consulta Externa.”



João Pestana

No final do curso, a apreciação que faz é muito clara: “Esta formação é uma mais-valia para o resto do meu internato e para o meu futuro como especialista”.

Na verdade, as vantagens são extensíveis às unidades onde se encontram os participantes e mesmo aquelas por onde os médicos de família passarão ao longo das suas carreiras, já que fica facilitada a opção de serem prestados cuidados nesta área.

“É uma aposta em cuidados cirúrgicos de proximidade, porque há situações que não necessitam obrigatoriamente de ser encaminhados para o hospital", relembra João Pestana.



A reportagem completa pode ser lida no Jornal Médico do cuidados de saúde primários 99.

Dirigida a profissionais de saúde e distribuída em todas as USF e outras unidades dos cuidados primários do país, esta publicação da Just News tem como missão a partilha de boas práticas, de boas ideias e de projetos de excelência desenvolvidos no âmbito do SNS, facilitando a sua replicação.

seg.
ter.
qua.
qui.
sex.
sáb.
dom.

Digite o termo que deseja pesquisar no campo abaixo:

Eventos do dia 24/12/2017:

Imprimir


Próximos eventos

Ver Agenda