Coimbra recebe Encontro das Escolas Médicas em Medicina Geral e Familiar
A Unidade Curricular de Medicina Geral e Familiar (MGF) da Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra (FMUC), coordenada por Hernâni Caniço, vai organizar, dia 18 de abril, o Encontro das Escolas Médicas de Portugal em MGF. A cerimónia de abertura do evento, com início marcado para as 12h00, será presidida pelo reitor da Universidade de Coimbra, João Gabriel Silva.
O programa contempla a realização da conferência “Ageing@Coimbra, contributo da MGF” e de uma sessão dedicada a partilhar “Experiências Inovadoras no Ensino Pregraduado de MGF”.
Objetivos do Encontro:
- Promover o intercâmbio e troca de experiências entre as Escolas Médicas de Portugal, fortalecendo o contexto, imagem e função das Unidades Curriculares de MGF.
- Registar e ressaltar os 25 anos de ensino da MGF na FMUC, como assumpção e paradigma de entidade formadora e melhoria da prestação de cuidados de saúde das populações.
- Articular a função integradora de instituições e protagonistas eméritos nas áreas da saúde e educação, com reflexos no estado social e sociedade civil
No final da tarde, às 17h30, após serem apresentadas as conclusões do Encontro, será prestada uma homenagem aos médicos de família, fundadores do Ensino em MGF na Universidade de Coimbra há 25 anos: Hernâni Caniço, Fátima Branco, José Luís Biscaia e António Rodrigues. Esta cerimónia será presidida pelo ministro da Saúde. No mesmo dia, e no âmbito das comemorações dos 25 anos de Ensino da MGF na FMUC, realiza-se o Seminário intitulado "Governação em saúde, ciências humanas e sociais".
De acordo com Hernâni Caniço, as iniciativas têm como destinatários médicos, médicos de família, estudantes de medicina, ciências da saúde e ciências sociais, comunicação social, orgãos de gestão em saúde e educação, líderes comunitários e da sociedade civil, público.
O programa do Encontro pode ser consultado aqui.
A propósito destas comemorações, o responsável sublinha que a Unidade Curricular de MGF da FMUC "articula-se entre os seus quadros docentes, academia e instituições parceiras, e com transparência desenvolve ações conjuntas com organizações comunitárias e da sociedade civil, assumindo responsabilidade institucional e garantia dos direitos constitucionais dos cidadãos".
Explica ainda que estes eventos visam, de uma forma global, ser um contributo para a divulgação e reflexão "sobre ciência, saúde, educação, direitos humanos e bem-estar das populações".