KRKA

Desfile de moda no Hospital Júlio de Matos ajuda a «combater o estigma da doença mental»

Utentes e profissionais do Centro Hospitalar Psiquiátrico de Lisboa (CHPL) participaram no “Desfile Mod`Arcos: Outono - Inverno 2019” para assinalar o Dia Mundial da Saúde Mental. As peças de roupa foram confecionadas pela AR’COS, uma valência da Unidade de Terapia Ocupacional do CHPL.



“No desfile não se distingue quem é utente ou um dos profissionais que trabalha nesta casa. Desta forma, queremos também combater o estigma que existe em torno da doença mental”, disse à Just News Júlia Melão, monitora do AR’COS e responsável pela iniciativa.


Júlia Melão

As modelos deram assim a conhecer as peças de roupa confecionadas por utentes do CHPL que são acompanhadas no internamento ou no ambulatório do Hospital Júlio de Matos.



“Fizemos tudo, menos as calças de ganga. Nalgumas recorremos a material reciclado”, explicou Júlia Melão. Todas as roupas podem ser compradas e os fundos revertem a favor das artesãs que integram este ateliê.



A ideia de se organizar um desfile surgiu há 5 anos, como nos conta a monitora. “Na época havia uma utente que tinha sido modelo. Achei que seria engraçado e, felizmente, temos tido sucesso.”



"proximidade, dedicação e carinho"

O segredo para que nunca mais se tenha desistido desta iniciativa é, sobretudo, um: “Somos uma família! Temos uma relação de proximidade, dedicação e carinho muito grande, o que é importante quando se abraça um projeto como este.”



Além do desfile, o CHPL assinalou o Dia Mundial da Saúde Mental com outras iniciativas, tais como graffiti alusivos ao tema, a colocação de um mural de azulejos elaborado por utentes do Hospital de Dia, um Retrato em Paisagens, com exposição de desenhos de António Costa e João Pedro Bordalo (artistas do Ateliê de Artes).

Foi ainda inaugurada a exposição dos 50 anos do Grupo de Teatro Terapêutico do Hospital Júlio de Matos.


seg.
ter.
qua.
qui.
sex.
sáb.
dom.

Digite o termo que deseja pesquisar no campo abaixo:

Eventos do dia 24/12/2017:

Imprimir


Próximos eventos

Ver Agenda