Cepheid Talks

USF Linha de Algés cria Comissão de Utentes para uma resolução inclusiva dos problemas

O projeto da Comissão de Utentes na USF Linha de Algés é muito recente. Arrancou em outubro, com o objetivo de “aproximar os utentes da USF, a fim de melhorar o atendimento e as condições da Unidade”, explica Ricardo Simões Araújo, o médico que assumiu a função de interlocutor junto deste grupo de utentes.

A Comissão é constituída, para já, por seis utentes, de diferentes faixas etárias e formações base, que, pelo menos duas vezes por ano, se reúnem com os três elementos interlocutores da USF, sendo um de cada grupo profissional.



Discutir "propostas de melhoria estruturais"

O que se pretende é que sejam “apresentadas propostas de projetos e sugestões de melhoria porque, melhor do que ninguém, são capazes de identificar problemáticas que, para a equipa, podem não ser tão óbvias”.

O médico de família adianta à Just News que já se realizaram duas reuniões, que “serviram principalmente para estruturar o trabalho, que ainda está no início”, mas também já “houve oportunidade de discutir algumas propostas de melhoria estruturais, seja a iluminação da escadaria, que já foi, entretanto, realizada, seja a tradução de folhetos informativos e de consentimentos para outras línguas”.


Ricardo Simões Araújo

Potenciar a utilização de atividades que já existem

Outra questão apresentada pela Comissão de Utentes prendeu-se com a “necessidade de serem divulgadas, pelas diferentes estruturas da freguesia e da região, as listagens de respostas que existem na comunidade”.

Como defende, “efetivamente, é preciso que os utentes tenham noção de que, na Junta de Freguesia, são realizadas consultas de Nutrição e de Psicologia, de que existe uma universidade sénior ou de que são disponibilizadas aulas de ginástica a preços acessíveis, para poderem usufruir dessas atividades, pois, frequentemente, desconhecem a sua existência”.

Além destas reuniões com a USF, pretende-se que “a própria Comissão de Utentes se vá reunindo para trocar ideias que, posteriormente, possam ser apresentadas à equipa através de e-mail e de reuniões presenciais. Após discussão, o objetivo é expô-las ao Conselho Geral da USF, onde podem ser aprovadas e, depois, implementadas”.


Imprimir


Próximos eventos

Ver Agenda