KRKA

Comissão Europeia reforça campanha anti-tabaco

Lançada em 2011, pela Comissão Europeia, com o propósito de ajudar jovens europeus dos 24 aos 35 anos – com edições em 2012 e 2013 – a campanha “Ex Fumadores são Imparáveis” de 2015 reforça a intenção de ajudar os jovens a abandonar o tabaco e de promover os benefícios de um estilo de vida sem fumo. Em Portugal são já cerca de 28.053 as pessoas que estão registadas na plataforma, fazendo do país o 3º com mais registos, logo a seguir ao Reino Unido (em 1º) e Espanha (em 2º).

Saúde e envelhecimento com maior qualidade, maior rendimento financeiro disponível e melhor qualidade de vida são alguns dos benefícios atribuídos aos ex-fumadores. Além dos anos de vida ganhos, deixar de fumar permite ainda aliviar o pesado fardo financeiro que as economias e sistemas de saúde europeus possuem. O custo total relacionado com o fumo na União Europeia foi estimado em 544 mil milhões de euros em 2009.

Segundo Vytenis Andriukaitis, comissário europeu da Saúde e Segurança Alimentar, “aproximadamente 700 mil pessoas morrem todos os anos na Europa por causas relacionadas com o tabaco. Morrem mais pessoas através dos cigarros do que através de acidentes rodoviários, crimes ou consumo de drogas – todos juntos."

O responsável salienta que é "precisamente por isso que estou empenhado em reforçar a ação da União Europeia no sentido de reduzir as doenças relacionadas com o tabaco por toda a Europa - através de legislação, da campanha ´Os Ex Fumadores são imparáveis`, e da cooperação com os Estados Membros, sociedade civil e demais parceiros internacionais.”

A campanha em 2015 terá início através do lançamento do iCoach, o “treinador” digital - disponível através da internet e em versão app para Apple e Android - nas 23 Línguas dos 28 países da União Europeia. O iCoach é apresentado como sendo "gratuito e de fácil acesso a todos aqueles que o quiserem usar".

O iCoach 2015 oferece um interface mais contemporâneo e moderno, uma experiência mais user friendly, bem como várias funções centradas no utilizador. A ferramenta continua a guiar os utilizadores através de cinco fases progressivas para deixar de fumar e passa agora a oferecer vários desafios pessoais. Por exemplo:

  • Contar quantos cigarros se fuma por dia, uma vez que os fumadores tendem a subavaliar o seu hábito. (Fase 2);
  • Adiar o “melhor” cigarro do dia, 10 vezes por 10 minutos e, posteriormente, 20 minutos. (Fase 3);
  • Deixar os cigarros em casa quando os fumadores precisam de sair para fazer uma tarefa pequena. (Fase 4).


Estes desafios permitem aos utilizadores estabelecerem um conjunto de pequenas metas que, quando atingidas, os encoraja a estabelecer outras, que os ajudam a ganhar controlo sobre o seu vício.

“A nossa pesquisa sobre diferentes modelos de comportamento levou-nos a concluir que para otimizar as taxas de conversão (de fumadores para não fumadores), precisávamos de tornar a caminhada para um estilo de vida sem fumo em pequenos passos e objetivos tangíveis. Focar diretamente no objetivo final para alguém que mal pensa em deixar de fumar pode ser algo insuperável,” explica Steven De Peuter do BrandNewHealth, a entidade parceira que desenvolveu a plataforma iCoach.

Imprimir


Próximos eventos

Ver Agenda