KRKA

Concurso CUIDAR premeia projetos de melhoria dos cuidados da Enfermagem na Região Centro

Três projetos de melhoria da qualidade dos cuidados de Enfermagem prestados aos cidadãos na Região Centro vão ser premiados quinta-feira, dia 4 de dezembro, em Coimbra, durante um colóquio que encerra o concurso CUIDAR, promovido pela Ordem dos Enfermeiros (OE).

O concurso, criado pela Secção Regional do Centro (SRC) da OE, visa premiar projetos que se destinem "a obter ganhos em Saúde sensíveis aos Cuidados de Enfermagem". Esta terceira edição foi dedicada aos distritos de Coimbra e Leira.

Na sua primeira edição, em 2012, recebeu 19 candidaturas a concurso, da autoria de profissionais ligados a instituições de saúde dos distritos de Castelo Branco e Guarda. Em 2013, edição dedicada a Viseu e Aveiro, foram recebidas 34 candidaturas. Este ano, foram 3 os projetos apresentados de Coimbra e Leiria, e todos eles foram selecionados como candidatos aos prémios.

“Literacia e educação terapêutica: Capacitar a pessoa com diabetes tipo2 a lidar com a sua condição de saúde”, da Unidade Cuidados de Saúde Personalizados de Eiras – Agrupamento de Centros de Saúde de Saúde do Baixo Mondego, é o único projeto candidato do distrito de Coimbra.

Do distrito de Leiria foram apresentados “Aprender SBV para Salvar…Início de um Percurso”, da Urgência Pediátrica do Centro Hospitalar do Oeste, Caldas da Rainha, e “Assistência personalizada pelo Enfermeiro Especialista em Enfermagem de Saúde Materna e Obstétrica em Bloco de Partos”, do Bloco de Partos do Centro Hospitalar Leiria Pombal.

No colóquio do dia 4, a decorrer no auditório da sede da SRC, em Coimbra, os três projetos vão disputar os prémios “Excelência”, “Competência” e “Inovação”, sendo atribuídos aos vencedores montantes pecuniários, respetivamente, de 1.500, 1.000 e 500 euros.

O colóquio inicia-se pelas 15h00 com uma intervenção do bastonário da Ordem dos Enfermeiros, Germano Couto, que precede as da presidente do Conselho Diretivo Regional, Isabel Oliveira, e do presidente do Conselho de Enfermagem Regional, Hélder Lourenço.

A conferência inaugural, intitulada “Qualidade no cuidado: do contexto à prática”, está a cargo de Francisco Mendes, coordenador da Estrutura de Idoneidades da OE. A encerrar o colóquio, pelas 18h00, serão entregues os prémios.

O Concurso CUIDAR foi lançado em 2012 pelo Conselho de Enfermagem Regional da SRC da OE para incentivar e premiar projetos de melhoria contínua da qualidade desenvolvidos por Enfermeiros nas instituições de saúde dos seis distritos da Região Centro, abrangidos pela SRC.

Mais informações aqui

Imprimir


Próximos eventos

Ver Agenda