Conferência de Germano de Sousa sobre a sífilis: «Impacto social em 4 séculos de história»

A Sociedade de Geografia de Lisboa, através da Secção de História da Medicina, presidida por José Luís Doria, vai realizar amanhã, dia 16 de julho, quinta-feira, uma sessão intitulada "Sífilis - Impacto social em 4 séculos de história". O tema será desenvolvido por Germano de Sousa. A entrada é livre e o início da intervenção está marcado para as 18h30.

É feito o seguinte enquadramento sobre a iniciativa e o tema que estará em discussão:

Durante quase quatrocentos e cinquenta anos a sífilis imperou na Europa e no resto do mundo, privando milhões de pessoas da saúde e da vida, da alegria de viver e da felicidade, fazendo modificar os seus comportamentos sociais e pessoais. Com a descoberta da penicilina parecia que as portas do Inferno se tinham fechado e tudo tinha passado. Infelizmente o ciclo recomeçou. A SIDA substituiu-se à sífilis!! Durante quanto tempo viveremos os medos e as angústias que os nossos antepassados viveram durante quase meio milénio ?! Que recordar e detalhar o modo como se comportaram sirva, ao menos, para nos preparar para esta nova provação.

A Secção de História da Medicina tem por objetivo o "estudo e a divulgação da História da Medicina em Geral e, em especial, da Medicina Portuguesa, bem como de áreas que lhe estejam correlacionadas".

Imprimir