«Confissões de uma médica», um livro sobre a vida pessoal e profissional dos médicos
“De forma bastante realista e emotiva, mostra os bastidores da vida dos médicos e leva a refletir que o médico também deve ter vida privada”, afirmou a ginecologista e obstetra Maria do Céu Santo, na apresentação do livro “Confissões de uma médica”, de Sofia Serrano, também ela ginecologista e obstetra e vice-presidente da Direção do Algarve da Associação para o Planeamento da Família (APF). Da Marcador Editora, o livro foi lançado na FNAC do Chiado, em Lisboa. 
Maria do Céu Santo, juntamente com a autora do blogue “Dias de Uma Princesa”, Catarina Beato, falou deste livro como uma boa forma de conhecer como se conjuga a vida pessoal e profissional, numa profissão onde “se está muitas horas sem comer, sem dormir e sem ir à casa de banho”.
A especialista explicou que se viu a si própria no livro, porque não é fácil conjugar os papéis de mulher, mãe, esposa e médica. Acredita assim que a obra também “vai mudar a maneira como os leitores veem os médicos”. 
A autora, Sofia Serrano, conta várias histórias que se cruzaram no seu caminho, que mudaram a sua vida. “É um livro feito com o coração, escrito ao longo de vários anos, com episódios que se passam nas salas das faculdades de Medicina, por detrás das portas do Bloco Operatório, durante longas noites de Urgência.”
Sofia Serrano demonstra ainda como é difícil não ir à festa da escola dos filhos, porque se está de banco nas Urgências, e como, apesar dos diferentes papéis, “é sempre possível haver tempo para tudo quando se gosta”. 
A autora do blogue “Dias de Uma Princesa”, Catarina Beato, que é amiga de Sofia Serrano, referiu a sua admiração por “uma pessoa que, apesar das suas ambições profissionais, é uma mãe dedicada e presente na vida dos filhos”.
No final, com sala cheia e várias crianças presentes, a autora deu autógrafos rodeada dos seus filhos. O prefácio é da autoria do pediatra Mário Cordeiro e haverá outra sessão de apresentação da obra este sábado, às 21h30, na FNAC do Fórum Algarve.
.jpg)
Catarina Beato, Sofia Serrano, Maria do Céu Santo e Marina Oliveira (Marcador Editora).


