Fundação Bissaya Barreto organiza I Congresso Internacional sobre Envelhecimento
É sob o lema "Desafios e Mudanças para a Sociedade" que a Fundação Bissaya Barreto vai realizar, este mês, o I Congresso Internacional sobre o Envelhecimento. Alexandre Kalache é um dos oradores convidados. O gerontólogo e fundador da Unidade de Epidemiologia do Envelhecimento da Universidade de Londres irá proferir a conferência de abertura: "(...) Nem petróleo, nem minérios - o maior capital natural hoje no mundo são os idosos!".
O Congresso, organizado em parceria com a Procuradoria-Geral Distrital de Coimbra, vai apresentar "diferentes abordagens sobre o fenómeno do envelhecimento demográfico" e pretende promover uma reflexão "sobre as adaptações sociais a introduzir numa sociedade que se pretende moderna, dinâmica e para todas as idades".
O evento é dirigido a profissionais das áreas da Gerontologia e da Geriatria, mas igualmente a vários outros especialistas. É o caso dos economistas, gestores, designers e consultores, representantes institucionais, juristas, advogados, elementos das forças de segurança, decisores políticos, responsáveis de Serviços (médicos, psicólogos, sociólogos, assistentes sociais, animadores socioculturais).
A comissão organizadora acrescenta que o evento é também de interesse para associações profissionais e culturais, associações de idosos, pessoas em idade de pré-reforma, reformados, seniores, estudantes, cuidadores formais e informais.
O programa pode ser consultado aqui.