KRKA

Congresso de Adictologia: «ligando a ciência, a clínica e a política»

A Associação Portuguesa de Adictologia - Associação Portuguesa para o Estudo das Drogas e das Dependências (APEDD) vai realizar, nos dias 19 e 20 de maio, na cidade de Coimbra, o Congresso Nacional de Adictologia. A "Importância da atualização das políticas públicas nas adições" é o tema da conferência de abertura.

A propósito da apresentação do evento, João Curto, presidente da APEDD, considera que, "apesar do indiscutível avanço no conhecimento das adições, permanecem algumas questões em aberto, tanto na explicação do seu desenvolvimento e na persecução de tratamentos mais eficazes, como sobretudo na tradução do conhecimento das novas linhas de investigação, em particular das neurociências, para o âmbito da prática clínica".

Na sua opinião, estas questões em aberto têm "possíveis implicações na definição de modelos de organização dos serviços de saúde para as adições e na clarificação e ajuste da dimensão jurídica". 



O Congresso, que se realiza sob o lema "O tempo e as adições. Ligando a ciência, a clínica e a política", inclui sessões como "Atualidades e controvérsias em alcoologia: do dogma da abstinência ao consumo controlado" e "Organizações Não Governamentais e Adições: a realidade atual e a evolução dos dispositivos".

Entre vários outros assuntos, será também discutido o papel dos meios de comunicação quando lidam com questões relacionadas com as adições. Subordinado ao tema "rigor científico vs. estigma", estará em debate, nomeadamente, a necessidade de formação e o "entendimento da doença e a forma de a fazer chegar ao público em geral".

O programa pode ser consultado aqui.

Contactogeral@adictologia.com 
A inscrição pode ser efetuada aqui.

Imprimir


Próximos eventos

Ver Agenda