Congresso de Medicina Física e de Reabilitação será dedicado à tecnologia
“A especialidade de Medicina Física e de Reabilitação tem uma forte componente de formação científico-clínica e de exercício profissional ligado às tecnologias da Medicina”, afirma Catarina Aguiar Branco, presidente da Sociedade Portuguesa de Medicina Física e de Reabilitação (SPMFR), a propósito do XVI Congresso da SPMFR, que se centrará no tema: “Tecnologia em Medicina Física e de Reabilitação”.
Em períodos de crescimento tecnológico, a presidente da SPMFR defende justificar-se o “conhecimento e a divulgação da estreita relação científica, clínica e académica entre a MFR e as tecnologias”.
Do programa do evento, que decorre entre 19 a 21 de março, em Cascais, a presidente da SPMFR destaca os seguintes temas: “Eletroestimulação na reabilitação da disfagia”; ”Uso da tecnologia informática e das comunicações na monitorização do exercício em doentes cardiorrespiratórios”; “Tecnologia em reabilitação de amputados”; “Exoesqueletos”; “Ortotetização em doentes oncológicos”; “Tecnologia em cadeira de rodas”; “EMG”; “Posturografia”; “Avaliação da marcha”; “Infiltração ecoguiada da articulação coxo-femural”; “Acupuntura nas síndromes miofasciais”; “Infiltração ecoguiada com toxina botulínica”; “Tecnologia na reabilitação pediátrica”; ”Tecnologia no fortalecimento muscular” e “Tecnologia na reabilitação cognitiva”.
Catarina Aguiar Branco distingue, ainda, a realização de uma mesa-redonda sobre a temática ”Interface entre a Engenharia e a MFR em Portugal”, assim como conferências de fisiatras europeus, a abordagem da temática “Investigação clínica em MFR na Europa”, a apresentação de um “Protocolo europeu da aplicação precoce de toxina botulínica nos AVC”, cursos da Revista da SPMFR e um curso de Ecografia.
Como já sucedeu em organizações anteriores, ocorrerá uma sessão debate com a participação de várias instituições, este ano sobre “os problemas atuais na assistência clínica da MFR em ambulatório”.
Haverá espaço ainda para algumas novidades nesta edição do principal evento anual da SPMFR: apresentações de casos clínicos em comunicações orais breves; atribuição de um prémio ao melhor caso clínico; interfaces ativas com as universidades (cursos de Engenharia); interfaces ativas com os cursos de Medicina e os internos do Ano Comum; organização científica com a participação da MGF; incremento na exposição das tecnologias em reabilitação e uma sessão intitulada “Encontro com os Experts”, com a participação de individualidades internacionais e nacionais que participam no congresso.
Como em anos anteriores, Catarina Aguiar Branco afirma que a SPMFR gostaria de ter uma participação significativa dos fisiatras portugueses e dos internos de MFR, assim como uma maior adesão da Medicina Geral e Familiar e de alunos de Medicina e internos do Ano Comum.
São esperados cerca de 400 participantes.