Cepheid Talks

Congresso de Medicina Interna: aplicação vai permitir aos internistas «escolher o seu próprio programa»

O Congresso Nacional de Medicina Interna (CNMI), presidido por João Araújo Correia, diretor do Serviço de Medicina Interna do Hospital de Santo António/Centro Hospitalar e Universitário do Porto, terá, este ano, algumas inovações. É o caso de uma aplicação informática que, entre outras vantagens, possibilita que estes possam "escolher o seu próprio programa, de acordo com o seu perfil".

Vasco Barreto, diretor do Serviço de Medicina Interna do Hospital Pedro Hispano e membro da Comissão Organizadora do CNMI 2017, afirma acreditar que esta edição será inovadora e marcante nalgumas áreas, "sem que a continuidade e a identidade do evento sejam postas em causa".

Em entrevista à Just News, publicada na próxima edição de LIVE Medicina Interna, são igualmente partilhadas as perspetivas de Raquel Calisto e Rute Ferreira, os três internistas do Hospital Pedro Hispano, em Matosinhos, que integram a Comissão Organizadora do CNMI 2017 e que adiantam alguns dados sobre o evento.

Sessões plenárias interativas de discussão de casos clínicos

Uma das inovações do 23.º Congresso Nacional de Medicina Interna é a realização de sessões plenárias interativas de discussão de casos clínicos. Um modelo que foi testado em novembro, no Hospital Pedro Hispano, em Matosinhos, numa sessão-piloto.

No Congresso serão realizadas três sessões plenárias interativas de discussão de casos clínicos, sendo um deles da responsabilidade dos elementos do Hospital Pedro Hispano, outro de um grupo do Centro Hospitalar e Universitário do Porto e, por fim, um a cargo de médicos do Hospital de Guimarães.

Relativamente ao caso que estará a cargo dos elementos do Hospital Pedro Hispano, Rute Ferreira, adianta que será escolhida uma situação clínica real que se adeque ao modelo pretendido e serão convidados peritos das áreas envolvidas. O caso será apresentado pela própria e por Raquel Calisto e terá como moderador Vasco Barreto.



Rute Ferreira, Vasco Barreto e Raquel Calisto.


Aplicação informática para construir "programa ideal do Congresso"

Na ótica de Raquel Calisto, “num mundo de novas tecnologias, faz sentido usufruir ao máximo destas aplicações para fomentar uma cultura de proximidade entre o internista que vai e o Congresso que o recebe”.


“A meu ver, uma das maiores vantagens será o facto de a aplicação auxiliar o internista a construir o seu próprio programa ideal do Congresso, de acordo com o seu perfil", realça a médica.

Salienta que "temos internistas generalistas, internistas dedicados a doença aguda, internistas dedicados ao risco vascular, outros a patologia autoimune… ", sendo o objetivo claro: "queremos que todos tenham um lugar neste Congresso e queremos que a aplicação os auxilie a delinear ‘o seu’ percurso em particular pelas várias sessões, de acordo com o seu perfil”. 

Rute Ferreira, por seu turno, considera que esta aplicação informática traz claramente uma série de vantagens, para além de acompanhar a “tendência informática” da sociedade atual, tirando o melhor partido disso. “Hoje em dia, quase toda a gente tem e usa o seu smartphone. A aplicação está muito bem desenhada, sendo prática e fácil de usar”, indica.

Vasco Barreto admite estar com grandes expectativas em relação a estas sessões de casos clínicos interativos que terão lugar na Sala do Arquivo do Centro de Congressos da Alfândega do Porto, nas quais são esperados cerca de 1000 participantes.



Valorizar "adequadamente" os mais de 2000 trabalhos

Os três elementos da Comissão Organizadora do Hospital Pedro Hispano – Raquel Calisto, Rute Ferreira e Vasco Barreto – estão envolvidos também na revisão do sistema de avaliação/classificação dos trabalhos enviados para o Congresso.

Raquel Calisto explica que, anualmente, internos e especialistas de todo o país submetem mais de 2000 resumos para avaliação no CNMI e adianta: “Repensámos o modelo e os critérios de classificação de trabalhos, tornámo-los mais aprofundados, objetivos e uniformes”.

A internista recorda que “todos passamos pelo processo de submeter trabalhos neste Congresso no passado", pelo que existe uma preocupação: "queremos que todos tenham a sensação de que o seu trabalho foi adequadamente valorado e mereceu a nossa melhor atenção".

Por outro lado, existe também  vontade expressa de que, "cada vez mais, este Congresso se destaque pela qualidade científica dos trabalhos apresentados. Esperamos ter criado um método de avaliação ‘justo e reproduzível’.“





seg.
ter.
qua.
qui.
sex.
sáb.
dom.

Digite o termo que deseja pesquisar no campo abaixo:

Eventos do dia 24/12/2017:

Imprimir


Próximos eventos

Ver Agenda