Congresso de Oftalmologia: foi lançado o apelo a um «rastreio de retinopatia diabética adequado»

O 59.º Congresso Português de Oftalmologia ficou marcado pelo facto de ter sido o primeiro grande congresso científico realizado no Convento de São Francisco, em Coimbra. O evento, que decorreu entre os dias 8 e 10 de dezembro, foi presidido por Maria João Quadrado, presidente da Sociedade Portuguesa de Oftalmologia (SPO), tendo reunido mais de 1400 participantes.

Na sessão de abertura oficial, que teve como tema central a diabetes ocular, Maria João Quadrado sublinhou que “os nossos oftalmologistas são os melhores do mundo, os mais preparados, e é esta elite que contribui para a excelência deste Congresso, criando um espaço de diálogo, de discussão, de partilha de conhecimentos, com novos horizontes e visão do futuro.”



A presidente da SPO disse ainda que, na sua organização, foram mantidas as premissas que guiaram a Sociedade durante o último biénio (2015-2016), “a excelência, a iniciativa, o dinamismo e a responsabilidade”.

O bastonário da Ordem dos Médicos, José Manuel Silva, foi um dos intervenientes na sessão. Durante o seu discurso, o responsável referiu que a prevenção da diabetes em Portugal é “incipiente, deficiente e insuficiente”.

De acordo com aquele responsável, a OM tem procurado estimular a Direção-Geral da Saúde a ser “mais intensiva e assertiva” na prevenção da diabetes, pois, “não há dúvidas de que algo de muito definitivo tem de ser feito nesta matéria".



Por seu lado, ao usar da palavra, Francisco Carrilho, presidente da Sociedade Portuguesa de Endocrinologia, Diabetes e Metabolismo, lançou o desafio à SPO para que se juntasse à Sociedade que representa na luta para a existência de um “rastreio de retinopatia diabética adequado” em Portugal.

“O rastreio não está a ser alargado. Segundo dados de 2014, foram rastreadas em Portugal 95 mil pessoas, um número reduzido, tendo em conta a população com diabetes existente (1 milhão e 300 mil pessoas)”, realçou o endocrinologista de Coimbra.



O presidente da Câmara Municipal de Coimbra, Manuel Machado, também interveio, tendo afirmado: “A receção deste Congresso foi um desafio. E nós encarámos o desafio e assumimos risco. Desta forma, também podemos demonstrar o potencial deste equipamento para acolher eventos desta dimensão e das mais variadas índoles.”

Por fim, Alfredo Rasteiro, presidente honorário do Congresso, abordou os avanços da especialidade nos últimos anos.



Este foi o último Congresso organizado pela Direção da SPO encabeçada por Maria João Quadrado, sendo que em janeiro tomará posse o novo presidente, Manuel Monteiro Grillo, diretor do Serviço de Oftalmologia do Hospital de Santa Maria, Centro Hospitalar Lisboa Norte.






seg.
ter.
qua.
qui.
sex.
sáb.
dom.

Digite o termo que deseja pesquisar no campo abaixo:

Eventos do dia 24/12/2017:

Imprimir


Próximos eventos

Ver Agenda