Congresso Europeu de Medicina Física e de Reabilitação realiza-se este ano em Portugal

Portugal vai organizar, pela primeira vez, o 20.º Congresso Europeu de Medicina Física e de Reabilitação (MFR). O evento terá lugar no Centro de Congressos do Estoril, entre 23 e 28 de abril de 2016, e pretende “realçar a importância da MFR e promover o respeito pela deficiência”, segundo disse à Just News Jorge Laíns, presidente do congresso.

Organizado em colaboração com a Sociedade Portuguesa de Medicina Física e de Reabilitação (SPMFR), o evento vai juntar especialistas de toda a Europa. “A atualização e a partilha de conhecimentos é inevitável nestes eventos e Portugal vai dar a conhecer o que de melhor se tem feito nesta área da Medicina, quer no diagnóstico como no tratamento e prevenção primária e secundária", afirma Jorge Laíns.

A reunião vai contar ainda com a realização de vários eventos que vão decorrer em paralelo, “através dos quais temos o objetivo de sensibilizar a população para os 15% de portugueses que vivem com uma deficiência de grau elevado”.



Sublinha o fisiatra que este será o primeiro Congresso Europeu organizado de acordo com as novas regras da Sociedade Europeia de Medicina Física e de Reabilitação (European Society of Physical and Rehabilitation Medicine - ESPRM) e que as sociedades nacionais, a nível europeu, e as delegações e as comissões da ESPRM desenvolveram esforços para serem convidados "os melhores investigadores, cientistas e académicos".

Estreitar relações com sociedades europeias

Acrescenta Jorge Laíns que "temos ainda o privilégio de contar com a colaboração próxima dos corpos europeus, nomeadamente a UEMS-PRM Section and Board e a European Academy of Rehabilitation Medicine". Por outro lado, adianta que três escolas europeias que se focam no ensino da Medicina Física e de Reabilitação – Euro-Mediterranean Rehabilitation Summer SchoolHaim Ring School; European School Marseille; International Teaching Programme – "vão também participar através de sessões cujas temáticas terão enfoque no ensino dos médicos internos".

Segundo o presidente do congresso, o "nosso intuito será ainda estreitar relações com outras sociedades europeias e iremos ter sessões que contam com o apoio da EUGMS (European Union Geriatric Medicine Society) e da EFIC (European Pain Federation). Estamos também a contactar outras sociedades médicas científicas para participarem neste grande evento."



Relativamente ao conteúdo programático do 20º Congresso da Sociedade Europeia de Medicina Física e de Reabilitação, Jorge Laíns explica que "é abrangente e irá abordar as diversas temáticas na área da MFR: patologias (ICD), atividades e funções do corpo (ICHI) e a avaliação em saúde na área da Medicina Física e de Reabilitação (ICHA)".

Refere também que os participantes terão a oportunidade de partilhar os últimos conhecimentos e experiências, "assim como ideias com outros especialistas de vários pontos do mundo e com oradores conceituados a nível internacional ou parceiros internacionais para futuras colaborações a nível académico e científico".

Todas as informações sobre o evento estão acessíveis aqui.

seg.
ter.
qua.
qui.
sex.
sáb.
dom.

Digite o termo que deseja pesquisar no campo abaixo:

Eventos do dia 24/12/2017:

Imprimir


Próximos eventos

Ver Agenda