Cepheid Talks

Congresso Europeu reúne médicos de família de todo o mundo em Lisboa

Começou ontem o 19.º Congresso Europeu de Medicina Geral e Familiar (MGF) – WONCA Europa 2014. O evento reúne, na capital portuguesa, até ao próximo sábado, mais de 3.400 participantes, oriundos de 73 países do mundo.

João Sequeira Carlos, presidente da Associação Portuguesa de Medicina Geral e Familiar (APMGF) e presidente do Congresso, salientou ontem, durante a cerimónia de abertura, que “na era da comunicação global, a realização de reuniões físicas como esta são mais importantes do que nunca”.

“Praticar Medicina com uma visão ampla e humana torna a nossa profissão universal”, disse o presidente do 19.ª Congresso, referindo que “não é de espantar que desde sempre médicos de várias nacionalidades participem em reuniões internacionais para adquirir mais conhecimentos e competências de forma a transformá-los em boas práticas clínicas e inovação que beneficiará os doentes e melhorará a saúde da população”.

E realçou que a MGF é o fundamento de todos os sistemas de saúde eficientes. “Todos sabemos, através de estudos internacionais, que quanto mais um sistema de saúde se baseia nos Cuidados de Saúde Primários (CSP), melhores resultados obtém”, afirmou.

O presidente do 19.º Congresso Europeu da WONCA disse ainda que os sistemas nacionais de saúde modernos devem encontrar continuamente modelos de organização e gestão que garantam a proximidade, acessibilidade e qualidade na prestação dos cuidados de saúde à população, pois “a sociedade moderna está a modificar-se mais rapidamente do que nunca”, assim como a saúde, devido, entre outros aspetos, ao envelhecimento da população.

Por seu lado, Job Metsemakers, presidente da WONCA Europa, mostrou-se surpreendido com a participação da nova geração de médicos de família, afirmando estarem presentes cerca de 1.000 internos.



Apesar de não estar presente, o Presidente da República, Aníbal Cavaco Silva, quis deixar uma mensagem aos congressistas, na qual sublinhou o “grande apreço que os portugueses têm pelo seu médico de família, pela sua qualidade como profissionais e pela humanidade que revelam na prestação dos cuidados de saúde”.

Para Fernando Leal da Costa, secretário de Estado da Saúde, que foi o último a usar da palavra, “este é um dos melhores momentos da Medicina portuguesa”.

A cerimónia de abertura terminou com a participação de Joana Carneiro, diretora musical da Orquestra Sinfónica de Berkeley e maestrina convidada da Orquestra Gulbenkian, e com a atuação da Orquestra Metropolitana de Lisboa.

Imprimir


Próximos eventos

Ver Agenda