Congresso iMed desafia estudantes europeus de medicina e de ciências da vida a «derrubar barreiras»
O iMed Conference é um projeto direcionado à comunidade nacional e internacional de estudantes de Medicina e das Ciências da Vida, organizado anualmente pela Associação de Estudantes da Faculdade de Ciências Médicas da Universidade NOVA de Lisboa (AEFCML). A iniciativa, que conta com o alto patrocínio do presidente da República Portuguesa e do Governo de Portugal, terá lugar entre os dias 17 e 20 de setembro, no Centro Cultural de Belém.
A forma como os médicos têm de adaptar as suas práticas de medicina e de ciência ao contexto de guerra para salvar vidas é um dos temas que será debatido no iMed Conference. Dependendo da zona do mundo em que a guerra ocorre, "podem surgir novas doenças e situações que desafiam os profissionais todos os dias, para as quais têm que adaptar os seus conhecimentos e capacidades e juntar às suas habilidades, o seu humanismo", é referido num comunicado que anuncia o evento.
Outros assuntos estarão em debate, como a bipolaridade tratada por quem também padece desta doença, a comunicação com os doentes em coma e "alguns dos segredos mais bem guardados da medicina e da ciência".
O congresso visa "inspirar os amantes da medicina e da ciência, através de um ambiente estimulante, de partilha e abertura, a despoletar interesse por temas actuais e de relevo científico que abordam alguns dos principais problemas e doenças que se vivem nos dias de hoje".
Vários laureados - médicos, cientistas e investigadores - internacionais e reconhecidos mundialmente pelo trabalho que desenvolvem em áreas como a neurocirurgia, o metabolismo, a medicina regenerativa e os métodos cirúrgicos, vão estar em Portugal com a missão de motivar e inspirar futuros cientistas e médicos nacionais.
“Para despertar nos estudantes o espírito competitivo e a vontade de serem os melhores naquilo que fazem, criámos ainda as iMed sessions onde vão ser explicados e debatidos alguns dos mistérios mais bem guardados dos nossos tempos, num ambiente intimista, criativo e informal“, explica Diogo Luz, presidente da comissão organizadora do iMed Conference 7.0.
Acrescenta ainda Diogo Luz que o iMed "pretende assumir uma posição inspiradora pelo facto de ser um grande evento a nível europeu, inteiramente organizado por estudantes. Nós seremos os próximos profissionais que têm na sua mão o futuro: o poder do tratamento, da cura, de compreensão das doenças e possibilidade de desenvolvimento de processos inovadores."
Na sua opinião, "perante este grande desafio que é o futuro, apenas temos que nos preparar no presente, derrubando as nossas próprias barreiras, inspirando alunos, docentes outros profissionais e a população em geral, mostrando do que os jovens portugueses são capazes de fazer".
Este ano através da participação nas competições científicas, os alunos podem conseguir oportunidades únicas de estágios internacionais em centros de referência directamente com alguns dos cientistas mais influentes na Europa, bolsas para o desenvolvimento de investigações e mesmo bolsas de voluntariado médico em África.
O dia 17 de Setembro será dedicado a vários workshops e desafios aos estudantes de medicina, a decorrer na Faculdade de Ciências Médicas de Lisboa, no Campo dos Mártires da Pátria, arrancando nos restantes dias, entre 18 e 20, no Centro Cultural de Belém.
Podem ser consultadas mais informações aqui.