Congresso Internacional de Enfermagem de Reabilitação

"Cérebro, Plasticidade Cerebral e Reabilitação Global" é o tema central do Congresso Internacional de Enfermagem de Reabilitação, que se realiza nos dias 4, 5 e 6 de dezembro de 2014. Organizado pela Associação Portuguesa dos Enfermeiros de Reabilitação (APER), o evento decorrerá nas Caldas da Rainha.

O Congresso, realizado em parceria com a Mesa do Colégio da Especialidade de Enfermagem de Reabilitação (MCEER) da Ordem dos Enfermeiros, tem o apoio e o patrocínio científico do Instituto Nacional de Reabilitação (INR) e da Direção-Geral da Saúde (DGS).

No texto de introdução do evento, a APER salienta que "a plasticidade cerebral define-se como o modo como o sistema nervoso pode modificar a sua função em resultado de treino ou em resposta à lesão. Deste modo, os processos de reparação e reorganização do SNC (Sistema Nervoso Central) começam a acontecer logo após a lesão, pelo que a reabilitação deve começar precocemente, procurando recuperar padrões de comportamentos mais próximos da normalidade."

Ainda sobre o tema da edição deste ano, a APER faz o seguinte enquadramento: "A reabilitação só é possível devido à capacidade do cérebro em aprender e, como tal, os Enfermeiros Especialistas em enfermagem de Reabilitação na excelência do seu exercício profissional, elaboram um plano de cuidados individual/personalizado junto da pessoa/família/cuidador, no sentido de promover a máxima autonomia/independência das pessoas portadoras de deficits potencialmente recuperáveis e a manutenção daqueles cujos deficits são irreversíveis de forma a aumentar a qualidade de vida do cidadão."

Para mais informações: apenfreabilitacao@gmail.com

Imprimir