Cepheid Talks

Congresso internacional "Presente e Futuro: Realidade clínica, social e económica na diabete"

Nos dias 14 e 15 de novembro realiza-se, no Porto, no Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar, o Congresso Internacional "Presente e Futuro: Realidade clínica, social e económica na diabetes", organizado por Totusalus Integração e Saúde, uma associação de apoio terapêutico e social, sem fins lucrativos.

A sessão de abertura terá intervenções de Emiliana Querido, presidente da Totusalus, e de Maria Helena Cardoso, presidente da Sociedade Portuguesa de Endocrinologia, Diabetes e Metabolismo (SPEDM).

No primeiro dia do congresso serão abordados temas como: "Os novos atores da saúde: o papel da pessoa com diabetes no tratamento", "Dor neuropática diabética - abordagem na medicina integrativa", "A contagem de hidratos de carbono: o estado da arte", "Cuidados alimentares e nutricionais para a grávida na diabetes tipo 1 e na diabetes gestacional". No final deste dia realiza-se uma Lição Magistral de Daniel Serrão, intitulada "Ética individual e social na promoção da Saúde".

No dia seguinte, e entre outros tópicos, José Ribeiro e Castro, deputado na Assembleia da República, abordará o tema: “Viver não custa, o que custa é saber viver”, sobre a prevenção, conhecimento e auto-ajuda e o impacto da doença crónica na sociedade.

José Manuel Boavida, da Associação Protectora dos Diabéticos de Portugal, intervém no debate de encerramento do congresso.

Totusalus
De acordo com a sua presidente, Emiliana Querido, a Totusalus Integração e Saúde "nasceu da vontade de quem experienciou a necessidade de um apoio terapêutico, integrador e pessoal mais aberto, permanente e solidário, quer enquanto doente, familiar ou quer enquanto profissional de saúde, perante condições de inadaptabilidade física, psicológica, profissional e social, devido a doenças socialmente constrangedoras."

Contactos:
Morada: Rua de Camões, 527- 3.5, 4000-147 Porto
Telf.: 220 168 514; 938 439 208
Email: totusaluscongresso2014@outlook.com

Imprimir


Próximos eventos

Ver Agenda