KRKA

«A sexologia nos doentes oncológicos não estava a ser discutida»

O Grupo Multidisciplinar de OncoSexologia do IPO de Coimbra, coordenado por Ricardo Godinho, vai organizar a 1.ª edição do Congresso Nacional de OncoSexologia já no mês de abril, entre os dias 21 e 23, após ter sido adiado devido à pandemia.

De acordo com o médico urologista e presidente da Comissão Organizadora, a reunião "servirá de mote para os três IPO aprenderem uns com os outros e partilharem experiências". O evento, realizado precisamente em parceria com elementos do IPO de Lisboa e IPO do Porto, decorrerá na Coimbra Business School.


Ricardo Godinho

"Promover a saúde sexual"

O objetivo principal do congresso passa por "promover a saúde sexual, dentro dos mais altos padrões da medicina sexual, baseando-se em evidências clínicas, através da educação, pesquisa e formulação de cuidados de saúde especializados."

De acordo com Ricardo Godinho, “não há dúvida que a sexologia nos doentes oncológicos não estava a ser discutida e que os IPO são as estruturas certas para esse fim”.

Serão debatidos temas como “As consequências psicossexuais no diagnóstico de cancro”, “Cancro e sexualidade”, “OncoSexologia nos IPO’s” ou “Ostomias e Sexualidade”.

O urologista aproveita para recordar que a importância e o papel da OncoSexologia, que "abrange todos os domínios da sexualidade, em ambos sexos, com vista no reconhecimento, educação, treino e orientação, querendo alcançar um melhor desempenho profissional, nomeadamente em serviços com doentes oncológicos".



A inscrição pode ser efetuada AQUI.

Imprimir


Próximos eventos

Ver Agenda