KRKA

Congresso reúne, em Viseu, os profissionais dos serviços de Pneumologia da região centro

Ao longo dos dias 25 e 26 de junho realiza-se, em Viseu, o Congresso de Pneumologia do Centro, um evento científico de relevância nacional que vai já na sua 6ª edição. O congresso é presidido por António Simões Torres, chefe do serviço de Pneumologia do Hospital de Viseu, e Carlos Robalo Cordeiro, presidente da Sociedade Portuguesa de Pneumologia.

“Reunir os profissionais dos Serviços de Pneumologia da região centro num debate consistente sobre os temas da atualidade pneumológica em Portugal, promovendo a aquisição e a atualização dos conhecimentos em diversas áreas das patologias respiratórias é o nosso principal objectivo”, refere António Simões Torres.

Ao longo de dois dias são analisados e debatidos temas como a “Tuberculose”, “A Terapêutica antibiótica inalatória”, os “Limites da patologia intersticial e do tecido conjuntivo”, “Tabagismo: novas e perigosas alternativas”, “Cancro do Pulmão e Asma brônquica” e “Rastreio no Cancro do Pulmão”.

António Simões Torres explica que “um dos principais temas em discussão são as novas alternativas ao tabaco, como por exemplo os cigarros electrónicos. Queremos debater esta questão de forma urgente, pois existe um vazio legal, sem regulamentação adequada que proteja devidamente os cidadãos". Acrescenta ainda que "os estudos mostram-nos que esses cigarros podem provocar cancro, pois contêm substâncias carcinogénicas. Neste momento ainda há muitas dúvidas sobre este método para deixar de fumar”.

O 6º Congresso de Pneumologia do Centro é organizado pela Cadeira de Pneumologia da Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra (FMUC), Serviço de Pneumologia do Centro Hospitalar Tondela-Viseu, Centro de Diagnóstico Pneumológico de Viseu, Serviço de Pneumologia do Hospital Universitário de Coimbra (HUC) e Associação de Estudos Respiratórios, o  tem lugar no Montebelo Viseu Hotel.

Sobre o Congresso de Pneumologia do Centro:
O Congresso de Pneumologia do Centro realiza-se desde 2010, tendo sido a sua primeira edição em Viseu e nos anos subsequentes realizou-se em Coimbra, Luso, Guarda e Coimbra, novamente. Sob a Presidência de Carlos Robalo Cordeiro, médico pneumologista, professor na Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra e presidente da Sociedade Portuguesa de Pneumologia, o Congresso de Pneumologia do Centro reúne todos os Serviços de Pneumologia da região centro do país.

O CPC conta com a participação das seguintes entidades:
•    Hospital Geral de Coimbra (Serviço de Pneumologia B)
•    Hospital Universitário de Coimbra (Serviço de Pneumologia A)
•    Hospital de Castelo Branco
•    Hospital de Santo André, Leiria
•    Hospital Distrital da Figueira da Foz
•    Hospital Infante D. Pedro, Aveiro
•    Hospital Pêro da Covilhã
•    Hospital San Pedro de Alcántar, em Cáceres (Espanha)
•    Centro Hospitalar Tondela-Viseu
•    Hospital Sousa Martins, Guarda
•    Hospital Universitário de Salamanca
•    Instituto Português de Oncologia de Coimbra

O programa está disponível em http://aer.pt/cpc.html

Imprimir


Próximos eventos

Ver Agenda